Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Fenapecuária defende que é urgente subir o preço da carne e do leite

Por a 16 de Novembro de 2021 as 10:58

leiteA Fenapecuária (Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários ) alertou, em comunicado enviado às redações, que é “inevitável que os preços dos bens agroalimentares venham a sofrer um aumento significativo”, tendo em conta o “aumento brutal dos custos de produção”.

“É inevitável que os preços dos produtos agrícolas subam e, a continuar assim, Portugal corre sérios riscos de aumentar, ainda mais, a sua dependência externa, pois existem produtores que já ponderam encerrar a sua atividade”, avisa  Idalino Leão, presidente da Fenapecuária, citado no documento, acrescentando que “este contexto só vem colocar a nu a enorme dependência da União Europeia face a outros blocos mundiais”.

“A recente estratégia defendida para a futura PAC é um erro que só vai agravar, ainda mais, os desequilíbrios e a nossa dependência do exterior”, acredita o responsável. “Estamos hoje a assistir a um aumento generalizado dos custos, não só os associados à energia, rações, adubos, fitofármacos,  assim como de todos os outros dos quais a produção depende. Esta enorme escalada de preços resulta num enorme desânimo para toda uma classe agrícola, uma vez que, até agora, os agricultores não têm sido devidamente ressarcidos nos preços dos seus produtos”, acrescenta.

A federação chama a atenção para a “urgência e necessidade do aumento dos preços da carne e do leite”, acrescentando que os “consumidores estão sensíveis e recetivos para esta problemática”. E deixa um aviso à tutela. “É necessário encontrar um caminho para reduzir os custos fixos com eletricidade e com combustíveis, sob pena de se aniquilar toda uma fileira responsável por milhares de postos de trabalho e do alimento no prato”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *