Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Courir abre cinco lojas por ano em Portugal

Por a 15 de Novembro de 2021 as 12:17

COURIR Chiado-2A Courir inaugurou oficialmente, em outubro, uma loja localizada nos Armazéns do Chiado, em Lisboa, depois da abertura de dois pontos de venda em 2020, no Porto e em Coimbra. A insígnia francesa já tem preparada a sua expansão, em Portugal, com a abertura de pelo menos mais cinco ponto de venda em 2022. E pretende seguir um crescimento sustentado, ao mesmo ritmo, nos próximos anos.

“O projeto de expansão em Portugal está profundamente enraizado na estratégia da Courir desde 2019”, adianta Laura Diser, responsável ibérica de marketing e comunicação da insígnia, em declarações ao Hipersuper, explicando que o encerramento temporário dos pontos de venda no retalho especializado desde 2020 não mudaram os planos da empresa. “É um aspeto fundamental que a pandemia não colocou em causa, visto que em 2020 foi aberta a nossa primeira loja no Porto, seguida de Coimbra poucos meses depois”, realça.

Agora que a situação sanitária está a ficar normalizada, Diser revela que serão abertas pelo menos cinco lojas em 2022, em Portugal. Em Espanha haverá a abertura do mesmo número de pontos de venda. “Este crescimento é ambicioso, porque acreditamos realmente que o nosso posicionamento único, focado nas mulheres, poderá trazer algo único para o mercado português em comparação com a atual oferta de ténis”, explica a responsável. A estratégia para o mercado português passa por fazer crescer a rede de lojas a um ritmo sustentado. Ou seja, a abertura de pelo menos cinco novas lojas por ano. “Será uma prioridade particular impulsionar fortemente o e-commerce com o intuito de abarcar, na totalidade, todas as oportunidades de consumo atuais, através dos serviços que traremos no futuro para as lojas, como o click and collect e a expedição de encomendas a partir das lojas”, explica Laura Diser. “Para a Courir, o comércio físico e online não são opostos, mas complementares. A nossa abordagem é omnicanal, a qual é um dos nossos pontos fundamentais de diferenciação”, acrescenta.

Ao nível da comunicação, a insígnia pretende comunicar os aspetos que a diferenciam de outros retalhistas, nomeadamente através da inauguração de lojas, de concursos no Instragram e da colaboração de influencers portugueses. “O que nos torna únicos é a forma como abordamos os ténis como objeto de moda por si só e não apenas como um item desportivo. Não é incomum, hoje, escolher o visual para o dia de acordo com os ténis que usamos e não o contrário”, vinca a responsável.

A Courir, diz, cria a união da comunidade em torno do The Sneakerspirit. “Liga todos os públicos e todos os estilos, mas principalmente o público feminino”, adianta. Este foco nas mulheres tem uma razão ser particular. “Queríamos que as mulheres se sentissem mais confortáveis nas nossas lojas, e não mais excluídas do mundo dos ténis, que antes era reservado aos homens”, explica.

Laura Diser ressalva, no entanto, que o conceito de loja não é apenas concebido para o público feminino, mas desenhado para que estas não se sentissem excluídas. “Quisemos muito diferenciar o nosso conceito do dos nossos concorrentes, que são mais caracterizados por códigos masculinos”, salienta.

Desde a chegada a Portugal, a responsável diz que a Courir excedeu as expetativas traçadas, tanto ao nível das lojas físicas, como ao nível da loja online. “A nossa meta é aumentar o volume de negócios em 25% a médio prazo”, diz. O canal online, de resto, foi aberto este ano aos clientes portugueses. “Ao nível do grupo, o peso do e-commerce duplicou em dois anos, o que é tremendo. Com base neste sucesso, pretendemos atingir um crescimento de 25% no nosso volume de negócios a médio prazo”, estima.

Em relação à abertura da loja no Chiado, em Lisboa, a responsável acredita que a loja é estratégica para a marca, o negócio e o marketing. “Ancora a marca no cenário de marcas do país devido à sua localização na capital. Envia uma forte mensagem de ambição e de sustentabilidade”, refere, acrescentando que uma loja na capital é boa para o negócio. “Lisboa é uma cidade bastante turística. A localização da Courir num centro comercial com uma dimensão internacional garante que a nossa marca seja divulgada, ao mesmo tempo que a insere na economia local”. Por outro lado, a cidade tem um inegável dinamismo. “É o local indicado para maximizar o alcance das nossas próximas ações”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *