Homepage Newsletter Produção

CAP diz que subida de preços é “incontornável” face ao aumento de custos

Por a 15 de Novembro de 2021 as 13:29

Casa Agrícola Herdade Maria da GuardaA Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) alertou, em resposta à Lusa, para a “incontornável” subida dos preços dos produtos agrícolas, face ao aumento dos custos dos fatores de produção, como os combustíveis e adubos.

“O aumento do custo dos fatores de produção, associados à produção agrícola, como os combustíveis e a energia, os adubos e os transportes de uma forma geral, tornam incontornável uma subida dos preços dos produtos em toda a cadeia de produção e distribuição agroalimentar, com reflexo nos preços pagos pelo consumidor final”, afirmou o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa.

Tendo em conta que estes custos impactam todos os tipos de produção e em todas as regiões do país, a subida de preços vai sentir-se, “como parece inevitável”, de forma generalizada, embora com “naturais diferenças de intensidade”. À subida dos custos dos fatores de produção, acresce ainda a escassez de “todo o tipo de produtos e equipamentos”, verificando-se “atrasos já muito significativos nas entregas”, sublinha o responsável.

Em causa, estão produtos como adubos, que tiveram uma subida na ordem dos 50%, mas também tratores, cuja disponibilidade “em tempo útil”, está cada vez mais comprometida.

Segundo Eduardo Oliveira e Sousa, quem produz tem que abastecer-se em maiores quantidades para prevenir ruturas, o que contribui para reduzir a oferta e agravar a subida de preços, “mais uma vez com reflexo inevitável nos preços pagos pelo consumidor no futuro próximo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *