FMCG Homepage Newsletter Produção

Conferência “Dare2Change”: setor agrolimentar reúne no Porto para debater ciência, inovação e digitalização

Por a 12 de Novembro de 2021 as 15:20

inovacao_agriculturaCientistas, académicos, gestores e empresários nacionais e internacionais vão reunir no Porto para debater e antecipar os desafios que enfrenta o setor agroalimentar, em áreas como a ciência alimentar, a inovação, a digitalização e sustentabilidade, entre outras.
A iniciativa, organizada pela PortugalFoods, Colab4Food e INIAV, terá um dia dedicado ao conhecimento científico e outro à realidade empresarial.

No dia 18, a conferência centrará o debate no campo técnico-científico, com foco na inovação, debruçando-se sobre temas como a sustentabilidade alimentar, o impacto dos alimentos na saúde e no bem-estar, a nutrição do futuro, as tendências de consumo e a digitalização do setor.

O programa inclui ainda um momento dedicado ao empreendedorismo: o concurso “Ideas4Sharks” tem como objetivo distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos empreendedores, promovendo a geração de ideias e de negócios inovadores e sustentáveis. Um júri (que integra responsáveis de empresas, professores académicos, investigadores e o Colab4Food) irá eleger a melhor ideia de negócio a concurso.

Já no segundo dia do evento, a 19 de novembro, a conferência dará palco ao tecido empresarial, colocando a tónica em temas determinantes para o desenvolvimento do negócio – incluindo a digitalização do setor, a inteligência artificial, a blockchain e a impressão 3D.

“A capacidade de sermos ágeis para responder à mudança e ir ao encontro daquelas que são as tendências do futuro é vital para garantir a competitividade do setor. Para isso, a indústria tem de estar na vanguarda da ciência e da tecnologia alimentares. Este pretende, pois, ser um fórum de partilha de conhecimento e de experiências. Há muita inovação e criatividade a circular neste setor, pelo que conhecer as boas práticas e os casos exemplares que existem, quer nacionais quer internacionais, é uma forma de contagiar o setor e colocá-lo na dianteira da mudança rumo ao futuro. Temos, como o próprio nome da conferência sugere, de ser atrevidos e criativos”, comenta  Amândio Santos, Presidente da PortugalFoods.

A conferência internacional Dare2Change enquadra-se no projeto PortugalFoods_Qualifica, cuja missão passa por reforçar a competitividade empresarial do setor agroalimentar nacional e o incremento do índice tecnológico das empresas portuguesas. É financiado pelo Compete2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 16 de novembro. Pode consultar o programa da conferência aqui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *