FMCG Homepage Newsletter

Como é o novo edifício sede da Nestlé Portugal? (com imagens)

Por a 9 de Novembro de 2021 as 11:22

unnamed (5)A Nestlé Portugal reinaugurou esta terça-feira o edifício sede em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, completamente remodelado. O edifício, agora designado Campus Nestlé, foi desenvolvido sob o conceito “All Together”  para potenciar  “formas de trabalhar colaborativas, ágeis, flexíveis e digitais”, sublinha a multinacional do setor alimentar, em nota de imprensa. Pensado em 2018 e iniciado em 2020, o projeto de remodelação foi totalmente desenvolvido para ser sustentável, quer durante a sua construção quer, agora, na utilização.

Este projeto, que transformou totalmente o interior e o exterior de um edifício construído em 1994, teve ainda como premissa “potenciar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores”, promovendo “a diversidade e inclusão entre os cerca de 1.000 colaboradores de 43 nacionalidadesnestle1 diferentes e num perfeito equilíbrio de género, 50% de mulheres e 50% de homens”, acrescenta a empresa.

Consideramos que a forma como trabalhamos e os espaços onde o fazemos influenciam diretamente o desenvolvimento e o fortalecimento da comunidade empresarial, assim como o bem-estar de cada um. A criação de um novo Campus – pensado e desenhado pelas nossas próprias pessoas, de acordo com a organização antecipativa que criámos – está na verdade centrado nas pessoas, proporcionando as condições ideais para a sua forma de trabalhar e de se conectar, permitindo um melhor equilíbrio do bem-estar físico, emocional e laboral” afirma Paolo Fagnoni, diretor-geral da Nestlé Portugal, citado no mesmo documento.

No edifício, não existem gabinetes individuais e o desenho dos novos espaços contempla um aumento da área útil de utilização,sedenestle0 “garantindo uma maior amplitude das zonas colaborativas, uma melhor circulação e um maior distanciamento entre postos de trabalho”. Todo o edifício trabalha por ligação wifi, permitindo uma ligação contínua independentemente do local onde o colaborador se encontre. “Nas novas salas de reunião a experiência de trabalho ficou também mais digital com as projeções de ecrã a poderem ser feitas também por wifi e a reserva dessas salas feita a partir de um gestor digital que se encontra à entrada de cada uma delas”.

Para partilha de informação entre todos os colaboradores, o novo edifício está ainda equipado com um circuito de TV corporativa, com monitores em todas as áreas comuns e uma ledwall na receção do novo Campus.

Existem ainda espaços para trabalhar de forma isolada, com seis silent areas, 21 cocoons e phone booth e várias áreasSedeNestle comuns e zonas de convívio, cada uma delas equipada com coffee points.

Neste novo Campus é ainda possível trabalhar ou reunir no jardim – onde foram construídas áreas de escritório ao ar livre – ter aulas de ioga ou ajudar a cuidar da horta biológica, instalada no espaço exterior. Por forma a potenciar um maior equilíbrio trabalho-família, sempre que necessário, os colaboradores podem ainda deixar os seus filhos na kid’s area.

Desenvolvido sob uma “Visão Verde”, este novo espaço tem as certificações LEED e WELL (em curso). “A certificação LEED premeia a sustentabilidade das opções tomadas em termos da configuração dos espaços interiores enestle sede exteriores, eficiência hídrica e energética, seleção de materiais e qualidade do ambiente. Já ao nível do bem-estar dos seus ocupantes, a certificação WELL reconhece a criação de postos de trabalho ergonómicos, flexíveis e diversificados, além do fomento da atividade física e da disponibilização de serviços médicos e iniciativas promotoras da saúde física e mental dos colaboradores”.

A sustentabilidade ambiental do edifício é um reflexo dos compromissos que a Nestlé assume no caminho para a neutralidade carbónica que quer atingir até 2050. “Esta cultura de respeito e preservação do ambiente está bem evidenciada no processo de transformação do edifício e manifesta-se nos materiais usados, na modernização das infraestruturas, na reutilização dos materiais previamente existentes e também nas alterações introduzidas no sistema de iluminação, na climatização automatizada e na instalação de painéis solares, permitindo poupanças substanciais nos consumos de energia e uma redução de pelo menos 300 toneladas por ano das emissões de CO2”, acrescenta a empresa.

Este novo Campus é ainda um dos “pontos centrais” do projeto de transformação da frota automóvel da Nestlé para veículos 100% elétricos e híbridos. Para apoiar este projeto, que ficará totalmente concluído até 2024 com um total de 465 veículos com esta tecnologia, a multinacional está a dotar o Campus com 48 carregadores elétricos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *