Homepage Newsletter Ponto de Venda

Tecnologia portuguesa de lojas autónomas instalada em retalhistas do Japão e Israel

Por a 8 de Novembro de 2021 as 11:13

hitachi_vantaraA equipa portuguesa da tecnológica Hitachi Vantara implementou a solução de loja autónoma (sem caixas de pagamento) Lidar, desenvolvida em Portugal, em retalhistas no Japão e em Israel.

Os dados gerados pelos sensores permitem acompanhar o processo de compra em tempo real. A tecnologia Lidar acompanha o movimento das pessoas dentro do espaço comercial (tracking), salvaguardando a sua identidade e respeitando a legislação europeia de proteção de dados, “ao contrário do que acontece com um sistema CCTV tradicional”, sublinha a empresa, em comunicado. O sistema regista automaticamente os produtos que o cliente acrescentou ou retirou do seu cesto de compras, sem necessitar de ações adicionais.

“Esta tecnologia é altamente atrativa e relevante, num momento em que a experiência do consumidor está a mudar e há uma preocupação acrescida com os aglomerados de pessoas em lojas, devido ao distanciamento social”, sublinha Paulo Valério, diretor de inovação na Hitachi Vantara e responsável do projeto, citado no mesmo documento.

“Ver uma tecnologia desenvolvida integralmente em Portugal a ser exportada para o Japão, um dos maiores polos tecnológicos do mundo, é um grande marco e um reconhecimento do nosso trabalho. Estamos muito orgulhosos por inovar e liderar num conceito que já é muito conhecido e usado por várias empresas em todo o mundo”, acrescenta Paulo Valério.

No escritório português da Hitachi Vantar está instalado uma loja autónoma em formato laboratório, onde a equipa vai continuamente desenvolvendo  e testando a solução. 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *