Homepage Newsletter Produção

Produtores de azeite da Beira Interior esperam aumento de 40% face a 2020

Por a 8 de Novembro de 2021 as 9:08

azeiteA Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) prevê que a produção de azeite na campanha deste ano deverá registar um aumento de 40% em relação a 2020. “Prevê-se um aumento de produção de azeite em relação à campanha passada. Este ano prevê-se, pelo menos, um aumento de produção de 40% e rendimentos melhores em relação ao ano anterior”, disse à agência Lusa Ana Domingos, responsável técnica da APABI, que tem sede em Castelo Branco.

Sobre a qualidade do azeite prevista para a produção da campanha de 2021/2022, a responsável indicou que, “até ao meado do mês [de outubro], a azeitona estava com boa qualidade”. Contudo, com a alteração das condições climatéricas (tempo instável) e o amadurecimento desta, [a situação] poderá trazer alguns problemas fitossanitários, principalmente em olivais não tratados”.

A APABI, que representa os interesses dos produtores de azeite dos distritos de Castelo Branco e da Guarda, e do concelho de Mação (distrito de Santarém), tem como objetivos principais “a dinamização e organização da fileira oleícola, o fomento da produção de azeites de qualidade superior e a promoção e divulgação dos azeites da região”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *