Homepage Newsletter Produção

Confagri alerta para perigo de escassez de alimentos nas prateleiras

Por a 28 de Outubro de 2021 as 16:51

retalhoA Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri) alertou esta quinta-feira para o perigo “eminente” de escassez de alimentos nas prateleiras dos supermercados.

Em comunicado enviado  à imprensa, a confederação  mostra-se “apreensiva com o futuro do setor agrícola, considerando que os preços base de muitos produtos agrícolas e pecuários estão em decréscimo, pela pressão a que estão sujeitos e pela ditadura da distribuição”.  O poder da distribuição na negociação, considera a Confagri, pode  ter como consequência o abandono da produção por parte de muitos produtores, resultando na escassez de alimentos nas prateleiras.

Numa tentativa de encontrar soluções, a confederação  vai reunir o seu conselho geral, na presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no próximo dia três de novembro, no Hotel dos Templários, em Tomar. O objetivo é  discutir e debater as propostas do Plano Estratégico da PAC (PEPAC) 2023-2027, “aquele que se afigura como sendo o balão de oxigénio para manter vivo o mundo rural”.

“Esta é a oportunidade para reforçar e fortalecer este setor, para contrariar o abandono da atividade e prevenir o abandono dos territórios, um setor que gera riqueza (representa 3,9% do VA Bruto), que cria emprego e que produz alimentos para sustentar o País. Mas, para que isso seja exequível, é urgente que haja um envolvimento e um compromisso de cooperação a nível político que aliviem as sobrecargas ao nível dos custos de produção bem como a carga tributária”,  lê-se no documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *