Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Quinta da Alorna estreia nova adega para produção de vinhos inovadores

Por a 18 de Outubro de 2021 as 17:31

Vinha Quinta da AlornaA Quinta da Alorna estreou uma nova adega, durante a última vindima, para a criação de vinhos exclusivos e inovadores.  A Wine Creations, nome da nova adega, foi construída ao longo dos últimos anos, sendo caracterizada pelo produtor de vinhos como um centro de vinificação que alia a “tradição à inovação”.

“O ano de estreia da Wine Creations não podia ter sido mais positivo uma vez que este foi um ano de qualidade quer nos brancos, quer nos tintos. A elegância nos tintos é algo que nos move e este ano não poderia ter sido melhor. As condições climatéricas na altura da maturação das uvas eram excelentes e, por esse motivo, este ano teremos vinhos tintos com aromas muito finos e bocas harmoniosas”, explica Martta Reis Simões, enóloga da Quinta da Alorna, citada em comunicado.

“É neste espaço que as uvas criteriosamente selecionadas na vinha são trabalhadas com recurso a um equipamento de monitorização que prevê a data ideal de colheita, avaliando o potencial da fruta e adaptando antecipadamente protocolos técnicos”, refere a Quinta da Alorna, no mesmo documento.

Os equipamentos de enologia da adega possibilitam, por outro lado, que as uvas sofram o mínimo de intervenção, “preservando a expressão máxima da vinha até ao momento de prensagem em prensa tradicional”.

A última vindima permitiu, aliás, à Quinta da Alorna aumentar em 15% a sua produção. As temperaturas amenas registadas ao longo do ano possibilitaram um crescimento na produção de uvas para vinhos tintos de 30% e um crescimento de 5% nas uvas destinadas à produção de vinho branco.

Em termos de castas, a produtora dá destaque à Viognier e à Fernão Pires para os brancos e à Syrah para a produção de tintos. A Fernão Pires dará origem em breve a um novo monocasta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *