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“Canal online continua a crescer fortemente em 2021”

Por a 15 de Outubro de 2021 as 16:11

Mike Foulds - CEO da Brico Depôt Iberia_4O grupo britânico Kingfisher, dono da cadeia Brico Depôt, está à procura de localizações em grandes cidades portuguesas e espanholas para expandir a rede de lojas. Mike Foulds, CEO da Bricô Iberia, levanta um pouco o véu da estratégia da insígnia para a Península que faz uma forte aposta no canal digital

A cadeia Brico Depôt está apostada em fazer crescer o canal digital através da adoção de novas ferramentas e tecnologias, mas também do recrutamento de trabalhadores especializados em digital, tecnologia e dados. A insígnia espera fechar o ano de 2021 “com resultados muito bons” no canal online, na Península Ibérica, “bem à frente dos resultados do ano anterior, e, inclusivamente, superando as projeções internas”, antecipa Mike Fould, em entrevista ao Hipersuper.

Em 2020, a pandemia e as restrições para diminuir a contágio reduziram em 7% as vendas da Brico Depôt, em termos homólogos. O lucro, no entanto, aumentou para quatro milhões de euros. Como correu o primeiro semestre de 2021?
Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no primeiro semestre de 2021. Na Península Ibérica, as vendas aumentaram 45,5% para 196 milhões de libras (228 milhões de euros). As vendas em termos comparáveis, a dois anos, subiram 13%. Isso reflete a forte procura, em particular nas categorias de construção & carpintaria, superfícies & decoração e exterior, assim como uma recuperação no comércio após o encerramento temporário das lojas devido à Covid-19 no ano anterior, tanto em Espanha como em Portugal. O lucro de retalho aumentou um milhão de libras (1,17 milhões de euros), refletindo um forte crescimento no lucro bruto, parcialmente compensado por um aumento de 34,9% nos custos operacionais. Os custos operacionais, por sua vez, aumentaram em grande parte devido a custos mais elevados associados a um comércio forte e devido ao primeiro semestre do exercício fiscal anterior, que beneficiou das medidas temporárias de redução de custos relacionados com a Covid-19 e do alívio de salários por parte do Governo.

Qual a evolução esperada de vendas e de lucros no acumulado de 2021?
O grupo Kingfisher prevê para o restante ano fiscal, desde que não existam mudanças adversas nas medidas de confinamento relacionadas com a Covid-19, uma redução de 0,6% nas vendas ‘Like For Like’ no terceiro trimestre e um lucro ajustado antes de impostos para o ano completo entre os 910 milhões e os 950 milhões de libras. A execução estratégia e as tendências de mercado de apoio fornecem oportunidade para um crescimento a longo prazo.

Quais são os planos da britânica Kingfisher para reforçar a rede Brico Depôt no mercado ibérico?
O nosso plano estratégico, “Power by Kingfisher”, é desde junho de 2020 o nosso roadmap. No âmbito deste plano, pretendemos maximizar os benefícios da Brico Depôt Iberia com a escala, força e experiência do grupo Kingfisher, para abordar as significativas oportunidades de crescimento que existem no mercado de artigos de decoração. Para dar resposta aos nossos clientes de forma eficaz, necessitamos ser mais digitais e orientados para o serviço, fornecendo opções mais amplas e aproveitando os nossos fortes ativos de loja para fornecer conveniência e um atendimento mais rápido. Com o nosso plano em mente, estamos continuamente a trabalhar em diferentes projetos que ajudarão a tornar a nossa estratégia “Power by Kingfisher” numa realidade.

A Brico Depôt Iberia tem 31 lojas físicas, das quais três em Portugal, e as restantes em Espanha. Quantas lojas querem abrir nos mercados português e espanhol?
Estamos neste momento a trabalhar, tanto em Portugal como em Espanha, para encontrar novas localizações e em busca de novas oportunidades para abrir mais lojas no futuro. O nosso objetivo é ter pontos de venda, grandes ou pequenos, em áreas mais próximas dos consumidores, para diminuir a distância entre nós. Estamos a avaliar novos formatos, que incluirão lojas com o conceito que temos atualmente, entre 4.000 e 7.000 metros quadrados, para os quais daremos prioridades às grandes cidades, mas também outros conceitos, talvez menores. Além disso, com a nossa plataforma de e-commerce, procuramos parceiros na encomenda e na recolha de mercadorias, como já se verifica noutros países europeus, como parcerias com lojas de bricolagem e supermercados ou centros comerciais, para facilitar a experiência de compra. Quando falamos em expansão falamos de mais pontos de venda do que propriamente de lojas físicas, porque estamos a avaliar todas as possibilidades, mas temos a garantia de abrir mais lojas e estamos a perseguir ativamente todas as oportunidades em Portugal.

Em termos geográficos, quais as zonas de Portugal como maior potencial para a expansão da marca?
Estamos a trabalhar, tanto em Portugal como em Espanha, para encontrar novas localizações e procurar novas oportunidades para abrir mais lojas no futuro, mas neste momento não é possível partilhar mais detalhes sobre esse processo.

Quais são as principais tendências de consumo nos mercados de construção, renovação do lar e DIY [Do It Yourself ]?
Desde o confinamento, temos verificado tendências a longo prazo favoráveis ao nosso setor, como a renovada importância da casa, tanto como local de trabalho como para o bem-estar geral, o surgimento do teletrabalho e o aparecimento de uma nova geração de entusiastas do DIY. Essas tendências vieram para ficar e foram sustentadas – e até mesmo aprimoradas – ao longo  deste ano, e continuaremos a vê-las ao longo de 2022. Em primeiro lugar, os consumidores continuam a dar grande importância à renovação do lar e continuam a investir tempo e dinheiro nisso. Em segundo lugar, as tendências de compra estão a mudar e estamos a verificar que o mundo do DIY está cada vez mais a chegar à geração Y, ou seja, um público mais jovem. Ofertas simplificadas, ferramentas inteligentes e personalização são as chaves para a adaptação às necessidades dos millennials. Tecnologia inteligente, espaço e sustentabilidade são centrais no processo de tomada de decisão. Por fim, estamos a assistir cada vez mais a uma aceleração do canal online e do potencial do e-commerce no mercado de produtos para a casa.

Em 2020, o e-commerce cresceu exponencialmente e representou 4% do total de vendas na Península Ibérica. Qual o saldo da evolução das vendas online em 2021?
Nos últimos meses, assistimos a uma aceleração do canal online e ao grande potencial do e-commerce no mercado de hardware, DIY e bricolagem. Por isso, demos um grande passo em 2020 com o lançamento da plataforma de e-commerce, com a implementação do Click & Delivery e do serviço Click & Collect, de uma hora, na loja. Após o lançamento deste canal em abril de 2020, registou-se  um forte e rápido crescimento e, tal como refere, representou 4% das nossas vendas totais em 2020. Tenho o prazer de confirmar que este canal continua a crescer fortemente. Temos grande confiança neste canal e estamos firmemente empenhados nele, tanto a curto como a longo prazo, pelo que continuamos a promover o desenvolvimento e a eficiência do nosso e-commerce com a incorporação de novos perfis e papéis digitais que potenciam o canal online, atendendo às novas necessidades dos clientes. Trabalhamos constantemente para implementar e melhorar o nosso site, a nossa aplicação Brico & Go, assim como os serviços de Click & Collect.

Quanto deverá representar o canal online no final de 2021 em relação ao total de vendas na Península Ibérica?
Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no nosso canal online, tanto na Península Ibérica, como ao nível de grupo, onde as vendas do e-commerce representam 19% das vendas totais no primeiro semestre do ano. Na Península Ibérica, esperamos continuar neste bom caminho para fechar o ano com resultados muito bons, bem à frente dos resultados do ano anterior, e, inclusivamente, superando as nossas projeções internas.

Quais os principais números da plataforma de e-commerce?
Implementámos a nossa plataforma de e-commerce no mercado português em novembro de 2020 e, desde então, temos vindo a aumentar as nossas vendas mês após mês. Continuamos a recrutar muitos novos clientes: profissionais, representando 25% das nossas vendas, e clientes DIY.

Qual o valor de investimento para o lançamento da plataforma de e-commerce em Portugal? Quando esperam alcançar o retorno deste investimento?
Como este canal continua a ter um desempenho tão forte, continuamos a investir, pelo que não é possível apresentar um valor definitivo do nosso investimento no e-commerce em Portugal. Como vemos os nossos clientes a adotar, cada vez mais, a compra via e-commerce, estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento das nossas ferramentas digitais até ao momento, e continuamos a trabalhar diariamente para continuar a crescer neste novo canal digital, agregando não só novas ferramentas e tecnologias, mas também recrutando talentos significativos nas principais áreas de negócios digital, tecnologia e dados. Este é um testemunho do rápido progresso que está a ser feito em relação às nossas prioridades estratégicas, que continuam a impulsionar o desenvolvimento do cliente e uma melhor posição competitiva nos nossos principais mercados.

 

 

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