Economia FMCG Homepage Newsletter

Congestionamento da cadeia de abastecimento faz aumentar preço de bens alimentares nos EUA

Por a 14 de Outubro de 2021 as 10:31

retalhoOs preços praticados aos consumidores cresceram, em setembro, de forma robusta, na economia americana. Entre outros bens de consumo, o preço dos bens alimentares pesou ainda mais no bolso dos norte-americanos.

Analistas acreditam que os preços subirão, ainda mais, nos próximos meses, após mais um aumento dos custos de energia para as empresas. Porém, um documento do Departamento do Trabalho norte-americano coloca em causa a convicção do presidente da Reserva Federal Americana, Jerome Powell, de que a elevada inflação é transitória. O presidente da Reserva Federal tem vindo a culpar o congestionamento na cadeia de abastecimento pelo crescimento da inflação.

Segundo a Reuters, as cadeias de abastecimento foram prejudicadas pelo aumento da procura devido aos estímulos económicos globais para o relançamento da economia, tendo a pandemia provocado uma escassez global de trabalhadores necessários para produzir matérias-primas e transportar os bens alimentares.

Para dar resposta ao problema dos transportes de mercadorias, o presidente norte-americano Joe Biden anunciou, na última quarta-feira, que o porto de Los Angeles passaria a estar em funcionamento 24 horas, a exemplo do que sucede com o porto de Long Beach, para reduzir o congestionamento dos transportes. Como dá conta a agência noticiosa, a Walmart e a FedEx concordaram com a medida de movimentar mercadorias 24 horas por dias e sete dias por semana.

Sung Won Sohn, professor de finanças e economia da Loyola Marymount University, em Los Angeles, citado pela Reuters, assegura que a inflação deixou ser transitória. “O congestionamento na cadeia de abastecimento está a piorar. Não é provável que este impasse diminua tão cedo, apesar da última intervenção da Casa Branca”, explica.

O preço dos alimentos aumentou 0,4% em setembro, após uma subida 0,3% em agosto, tendo este aumento sido impulsionado pelo aumento dos custos da carne.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *