Distribuição Homepage Newsletter

APED alerta para eventual falta de algumas categorias de produtos nas prateleiras durante o Natal

Por a 14 de Outubro de 2021 as 12:04
Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) está fortemente preocupada com o crescimento dos preços das matérias-primas, a falta de chips e a crise dos contentores marítimos, que está a provocar um “cocktail explosivo que pode vir a ter impacto” com impacto nas compras dos portugueses, avisa Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, em declarações ao ECO.

 

Lobo Xavier adianta que estes fatores conjugados “estão a provocar muitos constrangimentos para a importação de produtos de fora da Europa e que têm um peso significativo no retalho especializado”, num período a dois meses do natal.

 

O responsável, sublinhando este panorama de incerteza, deixa garantias que “os retalhistas estão todos a lutar para que não se venham a sentir” atrasos na chegada das mercadorias, assim como falhas na produção. “Há um risco latente de poder haver eventualmente falhas em algumas categorias de produtos”, avisa o responsável.

 

As falhas poderão vir a sentir-se em várias áreas do retalho especializado, como nos equipamentos eletrónicos e nos brinquedos. “São produtos que tendencialmente vêm de fora da Europa e que podem estar em risco. Não queremos, de maneira nenhuma, alarmar os consumidores, mas nalgumas categorias de produto, se houver uma grande procura, poderemos ter dificuldade em repor os stocks”, alerta Lobo Xavier.

 

Neste âmbito, a APED pretende “sensibilizar, em primeiro lugar, os consumidores porque se, eventualmente, verificarem algumas falhas nos espaços, estas não devem ser imputadas aos retalhistas, mas antes ao facto de o canal de distribuição não estar a funcionar”, realça o diretor-geral.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *