Destaque Destaque Homepage Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Mercado de grande consumo ambientalmente sustentável vai duplicar em cinco anos

Por a 29 de Setembro de 2021 as 11:17

 

ambienteO mercado global de produtos de grande consumo ambientalmente sustentáveis irá duplicar nos próximos cinco anos, segundo o estudo da Kantar “Who Care, Who Does”. Quase metade dos lares (49%) afirma que a pandemia Covid-19 tornou a sustentabilidade ainda mais importante para a sua família.

A percentagem de lares “Eco-atives” cresceu de 16% em 2019 para 22% em 2021. A família, sobretudo as crianças, foram identificadas como as maiores influenciadoras (36% das respostas) na mudança de hábitos, de acordo com este estudo global que vai na terceira edição.

O que são lares “Eco-atives”?

O estudo segmenta os lares em três categorias: os Eco-atives (22% dos lares), que estão muito preocupados com o ambiente e tomam muitas ações no sentido de reduzir o seu desperdício; os Eco- considerers (40% dos lares), que são preocupados com o ambiente e com os resíduos de plástico, mas não fazem qualquer tipo de ação para reduzir o seu desperdício; e os Eco-dismissers (38% dos lares), que têm muito pouco ou nenhum interesse pelo ambiente e nada fazem para o perservar.

O segmento dos Eco-actives cresceu seis pontos percentuais nos últimos dois anos. A Kantar prevê que este segmento de lares irá crescer até aos 40% nos próximos cinco anos e já serão mais de metade em 2029. As compras de bens de grande consumo dos lares Eco-actives totalizarão 446 mil milhões de dólares em 2021, mais 70 milhões de dólares do que em 2020. Segundo o estudo, este segmento irá atingir os 925 mil milhões de dólares em 2026, “cinco vezes mais que o mercado de FMCG como um todo”.

É na Alemanha que se encontra o maior grupo de Eco-actives – 46% dos lares em 2021, seguida pela Bélgica e a Hungria.

Para os retalhistas, existe muito a fazer, considera Guillaume Bacuvier, CEO da Kantar. “Apenas 44% dos compradores estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a oferta dentro da loja. Uma boa escolha de produtos locais e de opções acessíveis são os fatores mais importantes de sustentabilidade que os compradores têm em conta quando escolhem uma loja para as suas compras”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *