Economia Homepage Newsletter

Clima de consumo europeu desce ligeiramente em agosto

Por a 28 de Setembro de 2021 as 13:05

consumo_millennialsAs expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir produtos e serviço apresentaram indicadores positivos em agosto de 2021, na comparação com o período homólogo, que apresentava um indicador de menos cinco pontos, segundo dados da GfK sobre o clima de consumo na Europa.

Em relação ao mês de julho, o clima de consumo europeu desceu ligeiramente (18,5 versus 18,3 pontos), com as expectativas económicas a variarem em menos cinco pontos. Portugal e Irlanda registaram as maiores subidas no que diz respeito às expectativas económicas (+15 e +10 pontos, respetivamente). Pelo contrário, Alemanha e Turquia assistem aos maiores decréscimos neste indicador.

O indicador das expectativas salariais manteve-se inalterado face a julho, com a Finlândia a registar a maior subida (+10 pontos), seguida da República Checa (mais sete pontos). Neste indicador, apenas a Holanda, Letónia e Eslovénia revelaram expectativas salariais negativas. Portugal apresenta uma subida de três pontos em relação aos dados de julho.

Assim como as expectativas económicas, também a predisposição para comprar registou um decréscimo geral na Europa (menos dois pontos). Em Portugal, a predisposição para comprar manteve-se igual, enquanto a Letónia e a Croácia registam a maior subida de entre todos os países analisados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *