Distribuição Homepage Newsletter

Lidl lança prémio de sustentabilidade para fornecedores de marca própria

Por a 24 de Setembro de 2021 as 11:31

lidlA cadeia de distribuição alimentar Lidl anunciou esta sexta-feira o lançamento de um prémio de sustentabilidade para os fornecedores de marca própria. A retalhista de origem alemã vai distinguir novas embalagens, mais sustentáveis. As inscrições já abriram e terminam a 23 de outubro.

Esta é a uma das formas que a retalhista encontrou para desafiar os fornecedores das suas marcas próprias a apresentarem soluções de embalagens que respeitem conceitos de circularidade, eficiência de recursos e a utilização de materiais renováveis e/ou reciclados.

O prémio dirige-se a fornecedores de marca própria e divide-se em duas categorias  – alimentar e não alimentar. A avaliação dos projetos assenta em critérios ambientais (redução do impacto do packaging em termos de sustentabilidade ambiental), tecnológicos/técnicos (caráter de inovação e originalidade), financeiros (relação entre os benefícios ambientais gerados e os custos associados ao projeto), intelectuais (prova de conceito estabelecida e controlo da propriedade intelectual e dos direitos de terceiros) e de segurança alimentar do packaging (se aplicável).

Os dois vencedores – um em cada categoria – receberão um prémio monetário para implementar a solução vencedora, com um valor equivalente a 75% do investimento, até um máximo de 20 mil euros. O Lidl também garante o acompanhamento do projeto por parte de uma consultora especializada.

A equipa de júri responsável pelo apuramento dos vencedores é composta por Alexandra Borges, diretora-geral de compras do Lidl, Pedro São Simão, coordenador do Pacto Português para o Plástico, Pedro Nazareth, diretor geral da Electrão, Margarida Calvão, da consultora Biorumo, especializada na conceção e gestão de projetos de sustentabilidade, e Raúl Fangueiro, professor da Universidade do Minho e coordenador científico.

Após inscrição, as candidaturas podem ser submetidas até a 31 de março. Seguir-se-á a fase de avaliação entre abril e maio de 2022, sendo os vencedores anunciados entre maio e junho do próximo ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *