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Consumo fora do lar cresce 19% em Portugal entre abril e junho

Por a 22 de Setembro de 2021 as 15:26

Cafe Tartine Time Out MarketO consumo fora do lar está a recuperar um pouco por todo o mundo à medida que vão sendo levantadas as restrições à atividade das empresas e à mobilidade dos consumidores. Portugal não constitui uma exceção à regra.

Segundo uma análise do painel OOH (Out Of Home) da Kantar para o mercado português, o consumo fora do lar subiu 19% no segundo trimestre de 2021, em relação a igual período do ano anterior. Ainda assim, “este crescimento ainda não é suficiente para compensar as perdas no consumo fora do lar, existindo ainda um caminho a percorrer para atingir os níveis pré-pandemia”, adianta a Kantar Worldpanel, em comunicado.

Já a análise aos painéis OOH (Out Of Home) da Kantar para os diversos mercados onde atua, contabiliza “uma recuperação impressionante” do consumo fora de casa para vendas de 30,7 mil milhões de dólares (26,1 mil milhões de euros ao câmbio atual), sendo que a recuperação está a ser liderada pelo mercado europeu. “Mercados como o Reino Unido e a Espanha viram o valor OOH crescer 176% e 147%, respetivamente”, lê-se no comunicado da Kantar.

Com o avançar do desconfinamento e o aliviar de restrições, o consumo de snacks e bebidas fora de casa (OOH) ganhou “relevância em todo o mundo”, registando um crescimento de 49% no segundo trimestre de 2021, em relação a abril e junho de 2020. Já o consumo dentro de casa manteve os ganhos obtidos com o confinamento, esclarece a Kantar. “Há ainda muito espaço para crescer no terceiro trimestre, nomeadamente através do canal Horeca, que é o que oferece maior oportunidade de reconstruir a sua quota de valor”.

As vendas de bebidas não alcoólicas aumentaram globalmente 67% em valor no consumo fora do lar, em relação a igual período do ano passado, em comparação com o aumento de 1% para consumo dentro de casa. Os snacks, por sua vez, mostraram um comportamento mais resiliente do que as bebidas durante o confinamento, aumentando 29% para o OOH, e registando uma ligeira quebra dentro de casa (-2%).

“Os grandes vencedores foram café (+150%) e os refrigerantes (+63%), as categorias de crescimento mais rápido no consumo fora do lar, a nível global. O aumento de 150% nas vendas de café (2,8 mil milhões de dólares no segundo trimestre deste ano, 1,7 mil milhões de dólares a mais do que no segundo trimestre de 2020) foi em grande parte liderado pela Europa, responsável por 93% do crescimento do consumo”, sublinha a Kantar.

Apesar deste crescimento, “o consumo fora de casa ainda tem um longo caminho a percorrer antes de voltar à sua quota de mercado pré-pandemia no mercado global. Os compradores estão a visitar menos uma vez o canal OOH, a cada trimestre, em comparação com a pré-pandemia”, considera a empresa.

A Kantar está confiante que, no terceiro trimestre, o canal Horeca será fundamental para o consumo fora de casa regressar aos níveis pré-pandémicos e aumentar os volumes dos setores de snacks e bebidas não alcoólicas.

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