Homepage Newsletter Ponto de Venda

Worten é a única retalhista a participar em projeto europeu que usa inteligência artificial para reduzir consumo de energia

Por a 15 de Setembro de 2021 as 16:02

 

WortenA Worten será a única marca do setor de retalho a apoiar um dos mais recentes projetos de inovação financiados pela União Europeia (UE), designado Sato (Self Assessment Towards Optimization of Building Energy) e avaliado em sete milhões de euros.

Através deste projeto, que utiliza tecnologia de Inteligência Artificial (IA), a insígnia de retalho da Sonae vai realizar análises autónomas de avaliação e otimização dos equipamentos existentes nos edifícios e em lojas com o objetivo de melhorar a performance energética.

“A Worten está altamente empenhada nos seus compromissos de sustentabilidade relacionados com a poupança nos gastos energéticos, que contribui diretamente para a diminuição da pegada ambiental da empresa. Além disso, este projeto irá criar as ferramentas necessárias e ideais para permitir à comunidade ser mais sustentável”,  afirma António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, citado em comunicado de imprensa. E dá exemplos. “Estamos a falar concretamente de conseguirmos, por exemplo, antecipar avarias, o desgaste e alguns problemas mais complexos dos equipamentos elétricos e eletrónicos que compõem a nossa oferta para o consumidor final”.

O projeto Sato arrancou no dia 1 de outubro de 2020 e deverá terminar a 30 de setembro de 2023. Com um investimento global de sete milhões de euros, o projeto conta com um total de 20 parceiros, entre os quais a Worten, de sete países europeus.

A contribuição da Worten para o projeto será feita em duas vertentes: Edifícios e Equipamentos. “No caso dos edifícios, a Worten irá implementar nas suas lojas, espalhadas um pouco por todo o País, um software de IA, para realizar análises autónomas de avaliação e otimização dos equipamentos mecânicos e elétricos, como iluminação, avac, hardware, móveis eletrificados, entre outros)”, detalha a marca.

No que se refere à segunda vertente ligada aos equipamentos, o projeto oferece uma solução de IA que permite registar, monitorizar e antever o funcionamento dos aparelhos eletrónicos e eletrodomésticos existentes nas casas dos clientes. “De forma a antecipar as necessidades do consumidor, podem ser ativados serviços de pós-venda direcionados, como seguros, campanhas de substituição de equipamentos, de reparação, auxílio à poupança da fatura elétrica, eficiência e certificação energética, entre outros”, termina.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *