Homepage Newsletter Ponto de Venda

Inditex passa de prejuízos para lucro de 1.272 milhões de euros no primeiro semestre

Por a 15 de Setembro de 2021 as 15:10

MassimoDuttiDepois de um primeiro semestre de 2020 com um resultado líquido negativo, a Inditex voltou aos lucros nos primeiros seis meses deste ano. A companhia liderada por Pablo Isla reportou, esta quarta-feira, um lucro de 1.272 milhões de euros, que compara com o prejuízo de 195 milhões de euros registado no primeiro semestre do ano passado.

Este resultado é fortemente impulsionado pelo desempenho registado no segundo trimestre, no qual a companhia adianta ter atingido máximos históricos nas vendas, no EBITDA e no resultado líquido.

Em comunicado, a Inditex faz saber que o crescimento das vendas a moeda constante foi acelerando até atingir mais 7% em comparação com o segundo trimestre de 2019. Em comparação com igual período de 2020, a subida nas vendas foi de 51%.

Em termos semestrais, a dona da Zara terminou o período com vendas líquidas de 11.936 milhões de euros, valor que compara com os 8.033 milhões de euros de igual período de 2020. Este desempenho representa um crescimento de 49% face ao primeiro semestre de 2020. A taxa de câmbio constante, as vendas cresceram 53%.

A câmbio constante, as vendas online cresceram 36% na comparação com os primeiros seis meses de 2020 e 137% face a igual período de 2019. Para o exercício de 2021, a companhia espera que o online represente 25% das vendas totais.

A companhia de vestuário aumentou ainda a superfície de vendas. O crescimento no primeiro semestre do ano está em “linha com as expetativas da administração”. No primeiro semestre, a Inditex abriu lojas em 27 mercados, totalizando 6.654 lojas.

A Inditex reportou um EBITDA de 3.101 milhões de euros no primeiro semestre do ano, valor que compara com os 1.486 milhões de euros de igual período do ano passado. A margem EBITDA subiu de 18,5% para 26%.

A companhia adianta ainda que a Uterqüe será integrada, em pleno, na Massimo Dutti, ao longo de 2022, o que significa que toda a gama da marca será vendida em exclusivo na página online da Massimo Dutti e em lojas selecionadas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *