Distribuição Homepage Newsletter

Flexibilidade, agilidade e produtividade: as tendências no recrutamento

Por a 15 de Setembro de 2021 as 11:41

escritórioFlexibilidade, agilidade e produtividade são as “novas” tendências do recrutamento, de acordo com o estudo “The Next Normal”, elaborado pela Michael Page. Para atrair os melhores candidatos, as empresas devem adotar uma abordagem “transparente, imparcial e que coloque as pessoas em primeiro lugar, nesta fase de transformação”, aconselha o estudo.

A atração e retenção do talento depende ainda de vários fatores de motivação, como o relacionamento com os colegas e chefias, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e o propósito e valor da empresa em que estão inseridos. Assim, para 94,9% dos trabalhadores inquiridos pela Michael Page em toda a Europa, a relação com os superiores e os colegas é o fator essencial ao ponderar uma mudança, seguido pelo reconhecimento do seu trabalho (94,7%) e o acesso a formação (90,2%).

A flexibilidade como nova tendência é comprovada por quase nove em dez dos trabalhadores entrevistados pela Michael Page que insistiram na necessidade de um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Os modelos de trabalho híbrido e remoto são também encarados de forma positiva e podem atrair candidatos talentosos. De acordo com a investigação efetuada pela empresa especializada em recrutamento, 81,2% dos inquiridos acreditam que podem exercer as suas funções a trabalhar total ou parcialmente de forma remota. O crescimento do escritório em casa é considerado como algo positivo. Mesmo sem as restrições do confinamento implementadas, 62% dos colaboradores afirmam que pretendem trabalhar a partir de casa “mais do que anteriormente”.

“O curto período de um ano transformou intensamente o mundo em que vivemos e trabalhamos, e uma das maiores mudanças foi a rápida ascensão do escritório em casa. De um momento para o outro, a digitalização já não é uma aspiração, mas sim uma realidade que nasceu de uma necessidade”, comenta Álvaro Fernandez, managing director da Michael Page, citado em comunicado.

“Esta metamorfose teve inevitavelmente um impacto em todos os aspetos da gestão de recursos humanos, desde a atração e retenção de talentos até à cultura empresarial. Como os nossos consultores constataram, muitas empresas enfrentaram inicialmente uma acentuada curva de aprendizagem. No entanto, com a orientação certa, muitas também abriram caminho para um novo padrão de flexibilidade, agilidade e produtividade”, continua.

As competências sociais estão também entre as tendências mais valorizadas, com a coordenação, a gestão do tempo e a comunicação em primeiro plano, especialmente na liderança, segundo a mesma fonte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *