FMCG Homepage Newsletter

Portugueses gastam 6.483 milhões de euros em bens de grande consumo entre janeiro e agosto

Por a 13 de Setembro de 2021 as 12:52

retalhoOs portugueses gastaram 6.483 milhões de euros em super e hipermercados entre janeiro e meados de agosto, um crescimento de 2,4% face ao período homólogo de 2020, correspondendo a mais 153 milhões de euros em compras, avança o Diário de Notícias, citando dados dos Scantrends da NielsenIQ,

Em destaque estiveram os artigos de mercearia e de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. As vendas de produtos de mercearia cresceram, em média, 3% em comparação com a subida de 10% observada em igual período do ano anterior. Este crescimento mais baixo fica a dever-se às grandes quantidades de produtos adquiridas pelos portugueses no primeiro período da pandemia, cujos primeiros casos foram diagnosticados em março de 2020.

Observando a repartição do bolo, mais de 2,5 milhões de euros foram gastos em artigos de mercearia (39,2%), seguindo-se a compra de os laticínios, avaliada em 1.095 milhões de euros, menos 1% em comparação com o mesmo período de 2020. Em congelados foram gastos 512 milhões de euros.

Analisando os períodos quadrissemanais, ocorrem descidas de consumo na quadrisemana 8 a 12, em março, de  5,1%, e na quadrissemana 16 a 20, registando-se uma descida homóloga de 4,2%.

Por outro lado, na categoria de bebidas as marcas de fabricante registaram um crescimento homólogo de 8,7% entre janeiro e meados de agosto. Na categoria de alimentação, as marcas brancas e de primeiro preço têm uma quota de 43,5%, enquanto os artigos de marca própria e de primeiro preço pesam 31,2% na categoria.

Ainda analisando a categoria de bebidas, esta é a terceira na qual os portugueses despenderam mais dinheiro, com um valor de 726 milhões de euros, que correspondem a 11,2% ao total do valor global dos bens de grande consumo. Mas as bebidas alcoólicas correspondem aos artigos que representam menos valor nas compras, com um peso de 6,6%, que corresponde a 427 milhões de euros.

A compra em produtos de higiene pessoal cresceu 1%, tendo os de higiene para o lar sofrido uma quebra de 2%. No ano passado, fruto da preocupação com a higiene do lar por causa da pandemia, estes artigos registaram uma subida de dois dígitos. Nas duas categorias, os portugueses gastaram até meados de agosto 1.118 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *