FMCG Homepage Newsletter

Investigadores criam refeições pré-cozinhadas com macroalgas da costa portuguesa

Por a 13 de Setembro de 2021 as 11:00
A investigadora Ana Marta Gonçalves coordena o projeto

A investigadora Ana Marta Gonçalves coordena o projeto

O Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), com o apoio da Universidade de Coimbra (UC) lançou o projeto MENU. Trata-se de um conjunto de refeições pré-cozinhadas (doces e salgados) à base de macroalgas marinhas da costa portuguesa.

Coordenado pela investigadora Ana Marta Gonçalves, “este projeto inovador foca-se no desenvolvimento de refeições pré-cozinhadas alternativas, com elevado valor nutricional e de rápida confeção, oferecendo aos consumidores uma dieta rica e saudável. Os primeiros produtos poderão estar no mercado dentro de um ano”, esclarece um comunicado da UC.

A grande inovação do projeto “MENU: Marine Macroalgae: alternative recipes for a daily nutritional diet” está na “utilização completa das macroalgas marinhas e não apenas extratos ou compostos, como acontece em várias indústrias”. “O objetivo é aproveitar todas as propriedades destas verduras do mar, conhecidas, por exemplo, pelas propriedades antivirais, antibacterianas, antidiabéticas, antioxidantes e anticancerígenas, entre outras”, acrescenta a entidade.

São parceiros do MENU, iniciado em 2019, a Universidade de Aveiro (UA), a Startup Lusalgae, especializada em biotecnologia marinha, e a Ernesto Morgado, uma das mais antigas indústrias de arroz em Portugal. Já foram desenvolvidas várias receitas, como arroz com algas, frango com algas, sopas e molhos adicionais; e, nos doces, gelatinas de framboesa e morango, pudins de vários sabores, nomeadamente amêndoa, baunilha, chocolate e coco, compotas e arroz doce. Outros produtos estão em fase de desenvolvimento, como, por exemplo, mousses.

Nesta fase, o projeto está também a desenvolver películas naturais à base de macroalgas com o objetivo de “aumentar o tempo de prateleira no supermercado de alimentos como carne, peixe e fruta, que podem ser consumidas diretamente junto com o produto que estão a revestir”.

Além da parceria com a fabricante de arroz, a equipa, constituída por 16 investigadores, estabeleceu também acordos com outras empresas, no sentido de colocar esta nova geração de produtos à base de macroalgas marinhas no mercado, o que poderá acontecer dentro de um ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *