Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Projeto “Bebidas+Circulares” contribui com 64 toneladas de embalagens para reciclagem em Lisboa

Por a 10 de Setembro de 2021 as 15:14

bottle-2032980_640O projeto “Bebidas+Circulares” contribuiu para a recolha de mais de 1,2 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, em Lisboa, correspondendo a 64 toneladas de materiais para reciclagem.

O projeto – gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) – contribui para uma média diária de recolha de 400 embalagens de cada máquina.

O consórcio tem uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa para recolha e encaminhamento das embalagens de bebidas de 11 máquinas distribuídas por lojas do Continente, Pingo Doce, Lidl, Auchan, El Corte Inglés, assim como pelo Mercado Municipal de Benfica. A reciclagem é feita nas instalações da Valorsul.

ara incentivar os consumidores a depositarem embalagens, estes recebem um talão no valor que corresponde às embalagens devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros.

Três das 11 máquinas funcionam exclusivamente para donativos.

O orçamento do projeto aproxima-se de 1 milhão de euros, sendo financiado em 90% pelo programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *