Economia Homepage Newsletter

Inflação mantém-se em 1,5% em agosto

Por a 10 de Setembro de 2021 as 12:13

retalhoO Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma subida de 1,5% em agosto em comparação com o período homólogo do ano anterior, valor semelhante ao verificado em julho, segundo dados revelados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor da inflação vem confirmar a Estimativa Rápida do INE, divulgada a 31 de agosto. Em relação à variação média dos últimos 12 meses, esta situou-se nos 0,5%.

O indicador que traduz a inflação subjacente, o IPC sem os produtos alimentares não transformados e energéticos, cresceu 0,9%, taxa superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à registada em julho.

As classes da Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis e de Transportes registaram crescimentos homólogos de 2,3% e 5,8%, respetivamente.

Em sentido inverso, as classes do Vestuário e calçado e do Lazer, recreação e cultura sofreram uma retração de e 1,9% e 0,4%, respetivamente.
Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor apresentou uma subida homóloga de 1,3%, uma taxa superior em 0,2 p.p. e inferior em 1,7 p.p. à estimativa apresentada pelo Eurostat para a zona euro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *