Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Sonae compra fabricante britânica de alimentos de origem vegetal Gosh!

Por a 7 de Setembro de 2021 as 11:20

Gosh!O grupo Sonae, através da subsidiária Sonae Food4Future, adquiriu uma participação de 95,4% do capital social e dos direitos de voto da empresa britânica Claybell Limited, que detém 100% do capital da Gosh Limited, por 64 milhões de libras (cerca de 75 milhões de euros).

A Gosh alcançou um volume de negócios (ajustado pelo impacto Covid-19) de 22 milhões de libras (26 milhões de euros) no exercício fiscal terminado em maio de 2021.

Com sede no Reino Unido, a Gosh! produz e comercializa produtos alimentares de origem vegetal, desde snacks a produtos ready-to-eat. A empresa continuará a ser gerida pela atual equipa, que mantém uma posição minoritária de 4,6% no capital da empresa, “tendo assegurado os direitos adequados a um acionista titular de uma participação desta natureza”, lê-se no comunicado enviado pela Sonae à CMVM (Comissão de Mercado de Valores  Mobiliários).

A Gosh! produz uma gama de produtos “clean label” e uma linha de marca própria distribuída nas principais cadeias de distribuição e operadores de food-service no Reino Unido.

“A transação permite à Sonae investir na atrativa indústria de alimentação natural de origem vegetal, alavancando o seu know-how nos setores alimentar e de retalho por forma a acelerar o plano de criação de valor para a empresa”, lê-se no comunicado.

Trata-se de um investimento num setor “que assumirá um papel cada vez mais preponderante na transformação dos comportamentos de consumo, em resposta às atuais megatendências das alterações climáticas e da nutrição saudável”, acrescenta a empresa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *