Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Volume de comércio a retalho cresce 3,1% na zona euro em julho

Por a 3 de Setembro de 2021 as 12:36

retalhoO volume de comércio a retalho registou um crescimento de 3,1% na zona euro e de 3,8% na União Europeia (UE), em comparação com o período homólogo do ano anterior, segundo uma estimativa divulgada, esta sexta-feira, pelo Eurostat.

Na comparação com o mês anterior, o volume do comércio a retalho desceu 2,3% na zona euro e cerca de 1,9% na UE. Ainda na comparação mensal, o volume de comércio a retalho diminuiu 3,5% para produtos não alimentares, cerca de 1,6% para combustíveis e cerca de 0,7% para alimentação, bebidas e tabaco na zona euro.

Nos países da UE, o volume de comércio a retalho desceu cerca de 2,9% nos produtos não alimentares, cerca de 0,9% em combustível e cerca de 0,7% para alimentação, bebidas e tabaco.

Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores descidas ocorreram na Irlanda (-5.9%), Alemanha (-5.1%) e Áustria (-3.9%). Os maiores crescimentos foram observados na Croácia (+2.5%), Malta (+2.3%) e Luxemburgo (+2.2%).

Fazendo a comparação anual relativa a julho deste ano, o volume de comércio a retalho cresceu cerca de 4,8% nos produtos não alimentares, cerca de 1,1% na alimentação, bebidas e tabaco e cerca de 0,6% nos combustíveis.

Já na EU, o comércio a retalho em volume cresceu cerca de 5,7% nos produtos não alimentares, cerca de 2% para combustíveis e cerca de 1,3% para alimentação, bebidas e tabaco.

Os Estados-Membros onde foram observados os maiores crescimentos anuais foram a Bulgária (+20.2%), Croácia (+12.9%) e a Lituânia (+12.4%). As descidas foram registadas no Luxemburgo (-5.6%), Áustria (-2.4%), Alemanha (-0.3%) e Espanha (-0.1%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *