FMCG Homepage Newsletter

Penalva lança dois novos vinhos da Série Especial e um branco para “beber todos os dias”

Por a 3 de Setembro de 2021 as 12:29

Adega de Penalva BagaA Adega de Penalva apresenta dois novos vinhos da Série Especial: o branco Encruzado e o tinto Baga, ambos da vindima de 2019. Além destas novidades, a adega do Dão lança ainda o Encostas de Penalva branco 2020.

O branco Encostas de Penalva 2020 é um vinho tradicional da região do Dão que junta as castas Malvasia, Bical e Cerceal. É um néctar “para beber todos os dias”, afirma a adega, em comunicado.

A Série Especial da Adega de Penalva, por sua vez, é uma coleção maioritariamente de vinhos varietais, que começou a ser desenvolvida por Virgílio Loureiro na vindima de 2015.

O Encruzado 2019 está com “uma excelente acidez, resultado da altura da vindima. Uma parte do vinho estagiou em madeira, e a outra parte, em inox. A intenção é que a madeira não domine o vinho. O ano de vida em garrafa na cave da Adega de Penalva permitiu uma estabilização do lote e um saudável início do crescimento”, comenta o enólogo Virgílio Loureiro, citado no documento.

Já o tinto Baga 2019 “é um vinho que vai envelhecer nobremente, é o genuíno vinho europeu”, descreve Virgílio Loureiro. Na adega, as uvas foram fermentadas em pequenos lagares, sem engaço. A maceração durou entre duas a três semanas. Depois, o estágio foi feito em cubas de inox e em barricas de carvalho. O néctar foi engarrafado em março de 2021.

A Adega de Penalva, fundada em 1970, conta com cerca de mil associados que, juntos, reúnem 1.500 hectares de vinha na sub-região de Penalva do Castelo. A equipa de enologia é formada por Virgílio Loureiro e António Pina.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *