Economia Homepage Newsletter

Inflação terá aumentado 1,5% em agosto

Por a 31 de Agosto de 2021 as 11:35

retalhoO Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá registado, em agosto, um crescimento homólogo de 1,5%, um valor em linha com o verificado em julho, segundo as estimativas divulgadas, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,9% (valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior)”, refere o documento do gabinete de estatística.

O INE estima ainda que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 9,4%, quando no mês anterior a variação foi de 9,4%. Quanto ao índice respeitante aos produtos alimentares não transformados, o INE estima que a variação homóloga seja de 0,2%, tendo sido de 0,5% em julho.

Em comparação com julho, o IPC registou uma variação negativa de 0,2%. “Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,5% (0,4% no mês anterior)”, acrescenta o documento.

O gabinete de estatística estima que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor português registou um crescimento homólogo de 1,3%.

Os dados definitivos serão publicados a 10 de setembro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *