Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Jerónimo Martins integra nova aliança europeia de retalho “Epic Partners”

Por a 25 de Agosto de 2021 as 13:07

 

JMO EuroCommerce, organização que representa o setor de distribuição retalhista e grossista na Europa, anunciou a criação de uma nova Aliança de Retalho, designada “Epic Partners”.  A nova aliança foi criada por empresas como Edeka (Alemanha), ICA (Suécia), Jerónimo Martins (Portugal), Magnit (Rússia), Migros (Suíça) e Picnic (Holanda), representadas em 10 países europeus.

O diretor geral do EuroCommerce, Christian Verschueren, considera que as alianças no retalho podem influenciar de forma positiva os preços praticados aos consumidores.

“As alianças no retalho desempenham um papel importante no apoio à concorrência e na oferta de melhores preços e mais opções aos consumidores. As eficiências e sinergias de abastecimento no mercado único da União Europeia podem ajudar a equilibrar o poder que alguns grandes fornecedores de marcas multinacionais têm atualmente”, afirma Christian Verschueren, citado em comunicado do EuroCommerce.

“Como temos visto recentemente, esses grandes fabricantes estão novamente a pressionar, por vezes até de forma coletiva, alegando motivos irracionais para aumentar os preços”, denuncia o diretor geral da instituição europeia.

Verschueren defende que as alianças no retalho podem ser as melhores aliadas dos consumidores, sobretudo na atual conjuntura. “As alianças são os melhores aliados dos consumidores numa altura em que muitas famílias ainda estão a sentir o impacto da pandemia de Covid-19. Estas alianças ajudam a limitar o impacto que estes grandes fabricantes estão a ter na fragmentação deste mercado único, que custa aos consumidores cerca de 14 mil milhões de dólares por ano”, calcula.

Uma das missões da nova aliança passa por negociar contratos de serviços e atividades de marketing com os maiores fabricantes de marcas internacionais, com especial foco em produtos processados e embalados. De fora, ficam os produtos perecíveis.

Segundo o EuroCommerce, a Comissão já reconheceu o papel competitivo que as alianças de retalho têm junto dos consumidores, dentro dos limites estabelecidos nas regras de concorrência, incluindo num recente relatório europeu do European’s Joint Research Centre, que destacou o papel positivo das alianças no aumento do bem-estar do consumidor.


Correção: O EuroCommerce apenas anunciou a criação da nova aliança de retalho. As empresas que a integram é que a criaram, ao contrário do que dissemos inicialmente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *