Homepage Newsletter Produção

Previsões agrícolas do INE apontam para um aumento da produtividade dos pomares

Por a 18 de Agosto de 2021 as 16:48

pera rochaAs previsões agrícolas apontam para um aumento da produtividade dos pomares, comunicou esta quarta-feira o INE (Instituto Nacional de Estatística). A produção de pera deverá aumentar 40% em 2021, “recuperando para níveis de produtividade acima da média dos últimos cinco anos”, estima o INE.

Já a produção de maça deverá crescer 15%, em termos homólogos. Na produção de pêssego prevê-se “um aumento de 20% no rendimento unitário, face à campanha anterior” e na de amêndoa a produtividade também deverá subir 20%, “beneficiando da entrada em plena produção dos novos pomares”, explica a mesma fonte.

No que diz respeito às vinhas, o INE estima uma produtividade na uva para vinho semelhante à alcançada na vindima anterior e um aumento de 5% na uva de mesa.

Quanto às culturas de primavera, o Instituto Nacional de Estatística prevê a manutenção da área de milho para grão, “apesar do aumento do preço desta commodity nos mercados internacionais”. Já os primeiros números sobre a colheita do tomate para a indústria, que começou na última semana de julho, sugerem “produtividades historicamente elevadas”, estima o INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *