Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Exportações de vinho do Alentejo aceleram 20% no primeiro semestre

Por a 18 de Agosto de 2021 as 12:07

vinhaAs exportações de vinho do Alentejo cresceram 20% no primeiro semestre do ano, em termos homólogos, para 32 milhões de euros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, revelados, esta quarta-feira, pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).Em volume, as vendas no exterior representaram 12 milhões de garrafas, cifra que traduz mais nove milhões de litros exportados em comparação com o período homólogo do ano anterior. Também o preço médio por litro de vinho acompanhou a tendência de subida, com um aumento de 5% para 3,48 euros por litro.

Com estes resultados, os valores de exportação do primeiro semestre de 2021 superam os resultados atingidos pela região no período pré-pandémico, anuncia a CVRA, em nota de imprensa. A contribuir para este crescimento estão sobretudo os mercados brasileiro (+34% em valor ), suíço (+16%), norte-americano (+7%) e do Reino Unido (+123%).

“Este crescimento na primeira metade do ano é um sinal muito positivo dos valores que podemos vir a obter este ano, uma vez que, habitualmente, os segundos semestres são mais fortes na exportação. Estamos confiantes que 2021 possa revelar-se o ano com melhores resultados desde que há registo”, antecipa Francisco Mateus, presidente da CVRA, citado no documento.

Francisco Mateus, destaca, ainda, o facto de o valor do vinho exportado ter subido mais do que a quantidade, o que resulta numa valorização do preço médio, sublinhando que “no TOP 10 dos 89 mercados para onde os produtores exportaram, todos registaram subida no preço médio, o que demonstra que a qualidade dos vinhos alentejanos é reconhecida por importadores e consumidores, que estão disponíveis para pagar mais pelos vinhos da região”.

Até junho, o vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo foi vendido a um preço médio de 5,04 euros por litro e o Regional Alentejano a 3,06 euros por litro, contrastando com médias nacionais de, respetivamente 3,02 e 2,44 euros. “Os valores atingidos traduzem-se numa valorização de 6,4% no preço médio por litro de DOC Alentejo e de 2,3% no Regional Alentejano, face ao mesmo período do ano passado”,  conclui o presidente da CVRA.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *