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Cinco estratégias para reter talento na área de retalho

Por a 13 de Agosto de 2021 as 14:03

margaridamonteiro-mpPor Margarida Monteiro, consultant retail Michael Page

O retalho é, historicamente, um setor com uma elevada taxa de rotatividade. Esta rotatividade tem enormes custos para a empresa quando se pensa em contratar e formar novos colaboradores. É por este motivo que a retenção dos trabalhadores se tem de tornar um elemento ainda mais importante para as empresas de retalho. Para além disso, o próprio espírito das equipas, muitas vezes é sentido pelos clientes, sendo necessário passar uma boa imagem e espírito de equipa para que o cliente queira voltar à loja. É, neste sentido, que se torna fundamental que os gestores de equipas e/ou recursos humanos compreendam o que se passa no interior das equipas para que se possa trabalhar a retenção dos seus colaboradores e, consequentemente, dos seus clientes. Partilhamos cinco estratégias que podem ajudar nesse sentido:

1 -Comunicação aberta e bidirecional:

Uma das áreas mais importantes a ter em conta neste setor é a comunicação eficaz e eficiente no local de trabalho. Um estudo revelou que cerca de 80% dos colaboradores diz sentir-se stressado devido a falhas de comunicação da empresa. Por outro lado, esse mesmo estudo, revelou que a transparência na gestão pode ajudar a um aumento de retenção das equipas até 30%. Uma comunicação eficaz pode ajudar os gestores a identificar possíveis problemas no local de trabalho, como ajudar a avaliar as equipas e a satisfação do cliente. Uma forma de apoiar a comunicação bidirecional é fornecer uma plataforma única e de fácil acesso que elimine erros operacionais que possam dar origem a problemas maiores.

 

2 – Centralizar as operações:

Há alguns pontos menos positivos nas operações diárias que afetam diretamente a retenção dos colaboradores nesta área. Um estudo descobriu que 40% dos trabalhadores deixaram a empresa por inacessibilidade a ferramentas digitais de última geração. Para além disso, 45% dos trabalhadores demonstraram desagrado pela tecnologia desatualizada que os impede de serem produtivos. É com estes dados que se percebe a importância de dar as ferramentas atualizadas e necessárias aos colaboradores não só para os manter produtivos, mas também para os fazer sentir produtivos. É importante que nesta área, os colaboradores compreendem plenamente os sistemas em vigor para que possam utilizar o seu tempo da forma mais eficaz.

 

3 – Delegar responsabilidades pela equipa:

De forma a ter uma equipa produtiva e que transmita lealdade e confiança para os clientes, é importante que todos os elementos conheçam as suas funções dentro e fora da empresa. Desta foram, conseguirão passar corretamente a visão e os valores da empresa, assim como prestar um serviço de excelência ao cliente. Isto ajuda aos colaboradores a compreenderem como a qualidade do seu serviço e, consequentemente o seu esforço, é importante para o sucesso da empresa. É aqui que reside o sentido de valor acrescentado e propósito que muitos trabalhadores falam. Num estudo, 49% dos colaboradores afirmaram que trocariam este sentido de valor por parte do seu salário. Quando uma equipa se esforça por um objetivo comum, a produtividade aumenta, e consequentemente, aumentará a satisfação do cliente.

 

4 – Formação Interna:

O processo de formação é uma das questões mais importantes para promover uma equipa bem preparada, especialmente numa indústria com elevadas taxas de rotatividade. Contudo, apenas 37% das empresas consideram que a sua formação é eficaz. Uma formação adequada requer educação e experiência, e é por isso que para resultados a longo prazo, a formação dos empregados deve ser contínua. A utilização de um programa de formação baseado em desempenho e avaliação que forneça aos empregados feedback e recompensas para o desenvolvimento de competências é um grande passo para produzir os resultados desejados no local de trabalho. Por isso, este deve ser um tema no qual as empresas devem investir quando se fala em retenção de colaboradores.

 

5 – Promoção de uma cultura positiva:

A cultura do local de trabalho pode ter um impacto muito forte na produtividade dos trabalhadores, sendo a cultura positiva um fator chave para o sucesso de uma empresa.

E como se desenvolve uma cultura positiva? Na verdade, a grande essência está na envolvência entre os colaboradores e os seus gestores e pares, seja através de dinâmicas, teambuildings, eventos, etc. Aliás, 71% dos cargos executivos confirma que o envolvimento dos colaboradores é fundamental para o sucesso da empresa, e que as empresas com equipas altamente empenhada e motivadas são 21% mais rentáveis. A partir do momento em que temos equipas mais envolvidas internamente, teremos esse envolvimento a ser retribuído externamente, seja através da satisfação do cliente, seja através da lealdade à marca.

Nos dias de hoje, abordar estas temáticas torna-se cada vez mais importante. O primeiro passo é avaliar as necessidades dos colaboradores e, para isso, é importante estar próximo deles e ouvir as suas questões. O desenvolvimento de um local de trabalho mais positivo e centrado nos colaboradores poderá ajudar as empresas de retalho a reter os seus melhores talentos e, consequentemente, a reter a sua base de clientes.

 

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