Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Sonae passa de prejuízos a lucros de 62 milhões no primeiro semestre

Por a 29 de Julho de 2021 as 20:57

SonaeA Sonae passou de prejuízos para lucros, entre o primeiro semestre de 2020 e os primeiros seis meses de 2021, registando um resultado líquido de 62 milhões de euros, valor que compara com o prejuízo de 76 milhões de euros do período homólogo do ano passado.

Em comunicado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a Sonae lembra que os resultados líquidos estão acima dos valores de 2020 e, inclusive, de 2019, ainda que impactados por “restrições relacionadas com a Covid-19”.

Nos primeiros seis meses de 2020, o volume de negócios consolidado do grupo da Maia cresceu 5,5% para 3.222 milhões de euros, e EBITDA subjacente aumentou 11,4% para 246 milhões de euros.

“Até ao final de junho, o nosso portefólio diversificado continuou a apresentar um desempenho muito sólido com o volume de negócios consolidado a crescer 5,5%, as vendas online a aumentar mais de 30% e o EBITDA subjacente a melhorar 11,4%, face ao período homólogo. Alcançámos ainda desempenhos operacionais e financeiros acima dos níveis atingidos em 2019. A nossa estratégia recente de investimento e de gestão de portefólio posicionou-nos melhor para enfrentar o futuro e isso é já bem visível no nosso desempenho”, afirma Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, citada no mesmo documento.

Sonae MC cresce 5,4% para 2,5 mil milhões de euros

O volume de negócios da Sonae MC aumentou 5,4% entre janeiro e junho, em termos homólogos, para 2,5 mil milhões de euros. No comunicado enviado à CMVM, o grupo um destaca o negócio online, “que continuou a crescer no trimestre, mesmo comparando com um pico atípico no segundo trimestre do ano passado. Quando comparado com o segundo trimestre de 2019, as vendas deste canal duplicaram. Nos seis primeiros meses deste ano, as vendas online totais aumentaram 45% em termos homólogos”.

O volume de negócios da Worten, por sua vez, aumentou 7,5% para 518 milhões de euros. O canal de e-commerce da companhia acelerou 29% em termos homólogos. Já a divisão Sonae Fashion cresceu 41,5% nos primeiros seis meses do ano, em termos homólogos, sendo que o canal online representou 17% das vendas.

Apesar das restrições no funcionamento dos centros comerciais, a Sonae Sierra conseguiu aumentar o volume de negócios em 23,6% no segundo trimestre para 35 milhões de euros.

Investimento cresce 65,4% para 186 milhões de euros

O investimento total da Sonae nos primeiros seis meses do ano atingiu 186 milhões de euros, crescendo 65,4% face ao período homólogo, “com os negócios a continuarem a investir nas suas propostas de valor, assim como nas suas estratégias digitais, e o grupo a prosseguir com a sua gestão ativa do portefólio, nomeadamente com a aquisição da participação adicional na Sonae Sierra por 82 milhões de euros”, lê-se no documento.

“Este forte investimento foi acompanhado por um encaixe de 109 milhões de euros proveniente da venda de ativos, essencialmente relacionado com a Sonae IM e com as transações de sale and leaseback da Sonae MC”, termina o grupo.

Com FP

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *