Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Loja online 20VER aposta em novos canais de distribuição

Por a 23 de Julho de 2021 as 15:22

20VERA recém-lançada plataforma portuguesa de e-commerce de bebidas 20VER, que se especializou na oferta de marcas portuguesas premium e exclusivas, quer agora entrar nos canais de hotelaria e restauração

Simony Barros e Eliana Gachineiro, enófilas e especialistas em e-commerce e boutiques de vinho, criaram em fevereiro do ano passado a plataforma de comércio online especializada em bebidas 20VER. A loja virtual nasceu posicionada no conceito de “fine drinking”, conceito esse que as empreendedoras definem como a experiência que proporciona a degustação de bebidas de qualidade excecional. A plataforma que aposta em bebidas do segmento premium, muitas das quais “não estão disponíveis” nos mercados tradicionais, contou com um investimento de 20 mil euros.

“Com a pandemia ficamos todos privados de trabalhar de forma presencial, e decidimos dar início a live talks com figuras públicas e influencers que já nos acompanhavam há algum tempo. Por termos um feedback positivo, decidimos continuar esta partilha”, resume Eliana Gachineiro, em entrevista ao Hipersuper.

O que começou como uma “brincadeira” materializou-se num negócio com a inauguração da loja online. “Como já tínhamos uma vasta cadeia de contactos que nos seguia, achamos uma boa ideia manter a marca. Além disso, no decorrer destes meses notámos um aumento significativo do consumo de bebidas, e com as restrições impostas no acesso às bebidas, a compra online passou a ser o método mais simples e prático de concretizar encomendas”, explica.

Pouco mais de um ano após o lançamento, a loja regista em média 12 mil visualizações mensais. Um em cada 20 consumidores que visitam o site acabam por finalizar a compra num prazo de 15 dias. “Acreditamos que estes números vão quadruplicar ao longo dos próximos meses, como consequência das estratégias de comunicação implementadas”, estima Simony Barros, acrescentando que o consumidor da plataforma “tem poder de compra e procura produtos premium nacionais”.

A diferenciação em relação à concorrência é, assim, feita através da seleção do portefólio e da relação qualidade-preço das bebidas. “Conseguimos trazer para a plataforma marcas portuguesas esquecidas ou ainda desconhecidas da indústria e que apresentam um elevadíssimo potencial de crescimento, quer pela sua história quer pela qualidade do próprio produto”, conta Eliana Gachineiro.

 

Empresa aposta em novos canais de distribuição

Depois da criação da plataforma de e-commerce, o próximo desafio é entrar em novos canais de distribuição. “Estamos focadas em conseguir, ao longo deste ano, entrar em mercados estratégicos, como a restauração e a hotelaria, para oferecer ao cliente-consumidor uma experiência diferenciadora”, revela a responsável. Além da entrada em novos canais de distribuição, as empreendedoras estão apostadas em aproximar o público feminino do mercado das “fine drinking”.

Simony Barros ressalva que o facto de a plataforma ter sido criada por duas mulheres já é de si diferenciador numa indústria tradicionalmente liderada por homens. “Estamos convictas que o nosso maior desafio está a ser ultrapassado ao chegar perto do público feminino. Deixando de parte o assunto tabu que é o facto de uma mulher comprar uma bebida sem vergonha, nem culpa. Queremos com isto afirmar a nossa presença no mundo vitivinícola, deixando a nossa pegada de high heels [saltos altos]”, considera.

Além de Portugal e arquipélagos da Madeira e dos Açores, a plataforma de e-commerce vende para Angola, Cabo Verde, China, Japão e EUA e as responsáveis não descartam a possibilidade de entrar em novas geografias. “Devido à pandemia que nos afeta mundialmente tem sido um enorme desafio fazer chegar o produto ao cliente que se encontra fora de Portugal, mas com profissionalismo e diálogo de proximidade com as transportadoras, temos alcançado com sucesso a entrega de todas as encomendas”.

*Artigo originalmente publicado na edição 392 do jornal Hipersuper

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *