Homepage Newsletter

Mais de metade dos portugueses faz compras online. Preço é fator decisivo na escolha das lojas

Por a 21 de Julho de 2021 as 11:25

onlineOs hábitos de compra online estão a aumentar em Portugal e mais do que duplicaram ao longo da última década: 4,8 milhões de portugueses assumem comprar produtos através de plataformas digitais e 42% fazem-no, pelo menos, uma vez por mês, segundo o novo Barómetro E-commerce da Marktest. O universo de portugueses que faz compras online alcançou 56,8% da população com mais de 15 anos residente em Portugal continental.

Um total de 12,1% dos entrevistados admite efetuar compras online, pelo menos, uma vez por semana.

Mas este novo hábito no ambiente digital não está a mudar uma premissa antiga do mundo offline: o preço dos produtos continua a ser o fator mais importante para os consumidores escolherem as lojas de e-commerce onde fazem as suas compras.

De acordo com dados do barómetro, “Ter preços mais baixos” foi o fator indicado por 58,4% dos inquiridos como decisivo para a escolha das lojas online. Seguem-se a “Disponibilidade do artigo” (33,2%), “Conhecer a marca” (31,7%), “Os métodos de pagamento utilizados” (30,3%) e as “Boas avaliações dos utilizadores” (30%).

A primeira vaga do Barómetro E-commerce, que contou com entrevistas a 2.262 indivíduos, realizadas entre março e maio de 2021, revela ainda diferenças entre homens e mulheres: se, para as mulheres, a “Familiaridade” e os “Métodos de pagamento” são os fatores imediatamente seguintes aos preços, já para os homens são mais importantes a “Disponibilidade dos artigos” e as “Boas avaliações de utilizadores”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *