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O outro lado do retalho: cinco carreiras

Por a 24 de Junho de 2021 as 14:44

margaridamonteiro-mpPor Margarida Monteiro, consultant retail Michael Page

Historicamente, quando se fala em funções no setor de retalho, existe uma forte associação à vertente operacional da venda em loja. A verdade é que estas funções apenas representam cerca de 56% de toda a operação global, o que significa que os restantes 44% estão divididos pelos diversos departamentos – marketing, logística, recursos humanos… É neste sentido que, por vezes, existe uma grande possibilidade de mobilidade entre departamentos, sendo que a formação cruzada ganha uma grande importância neste tipo de processo. Para isso, torna-se importante que os colaboradores procurem desenvolver as competências mais procuradas nestas áreas como gestão de projetos, gestão de pessoas, orientação ao cliente, operações e vendas. Tendo em conta esta diversidade, iremos enumerar cinco áreas nas quais pode desenvolver uma carreira na área do retalho:

– OPERAÇÕES – Chegando a uma função de direção de loja, poderá progredir para uma função de área ou district manager. A partir daí, poderá tornar-se regional manager ou country Manager, podendo gerir um número considerável de lojas. Para este tipo de funções são valorizadas fortes capacidades de liderança e gestão de equipa. Para além disso, é imprescindível ter uma boa capacidade analítica para avaliar a rentabilidade do negócio.

– VISUAL MERCHANDISING – Se é atento aos detalhes da marca, criativo e gosta de trabalhar em loja, então a área de visual merchandising poderá ser uma boa opção. O objetivo destes profissionais é garantir que o visual da loja está de acordo com os standards da marca de forma a captar a atenção do cliente, criando uma experiência única. Em determinadas marcas poderá assumir a gestão de uma equipa e, por isso, a liderança é também uma competência bastante valorizada para esta função.

– BUYERS/PLANING – Os buyers são os responsáveis pela tomada de decisão da compra dos produtos ou da matéria-prima a fornecedores. Por outro lado, as equipas de planeamento estão encarregues de gerir os produtos nos pontos de venda. Desta forma, é necessário terem um bom conhecimento da marca, do negócio e do consumidor. Para além disso, torna-se importante conhecer os ciclos de oferta e procura para adaptar as gamas às necessidades.

– SUPPLY CHAIN – Para este tipo de funções, é necessário reunir competências financeiras com competências de gestão de projeto. É também essencial ter conhecimentos sobre aquisições, contratos, questões legais e éticas. É uma função muito importante em toda a cadeia de consumo, uma vez que é a base de circuito dos produtos. Com a pandemia, tornou-se uma área ainda mais relevante para as empresas do setor do retalho.

– SEGURANÇA – Apesar de não serem tão referidas, as funções de segurança em loja são funções muito importantes, uma vez que tentam assegurar a diminuição dos furtos. O objetivo é evitar quebras e reduções de stocks que possam causar impactos na rentabilidade da loja. Para este tipo de funções, são valorizadas competências de atenção ao detalhe e perspicácia. Como é possível concluir, o retalho não se resume apenas a funções de loja. Existem outras funções que tornam todo o ciclo de consumo possível, permitindo também a mobilidade destes profissionais. Se, é de facto, uma área com a qual se identifica, o ideal será pensar na função para a qual pode mudar e nas competências que precisa e pode melhorar.

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