“Panorama do setor de retalho está a mudar a uma velocidade e escala sem precedentes”
O panorama do setor de retalho está a mudar a uma velocidade e escala sem precedentes. Esta é uma das principais conclusões do relatório “O estado da Alimentação: disrupção e incerteza. A situação do retalho alimentar em 2021” (The State of Grocery), feito em parceria pela McKinsey & Company e pelo EuroCommerce, com base num inquérito a 48 executivos do setor alimentar na Europa e a mais de 10 mil consumidores em dez países europeus.
“Esta evolução, que fica a dever-se principalmente às restrições impostas pelas autoridades de diferentes países europeus, afetou tanto os hábitos de consumo como a forma como os consumidores compram os produtos alimentares, levando a um crescimento drástico das vendas online”, lê-se no estudo.
O documento destaca três das principais alterações: durante o primeiro confinamento, as vendas de alimentos na Europa aumentaram em média 20% e em média 10% durante todo o ano de 2020; simultaneamente, devido à pressão nas cadeias de abastecimento e à crescente necessidade de introduzir medidas de higiene adicionais, os custos aumentaram; e para contornar as restrições de acesso aos espaços comerciais, 60% dos consumidores optaram por outra superfície de compra de produtos alimentares ou fizeram compras online.