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Cinco tecnologias de smart stores que estão a transformar a experiência no retalho

Por a 18 de Junho de 2021 as 16:14

Joanne-JolietFPor Joanne Joliet, diretora mundial de vestuário e moda da Amazon Web Services

A experiência de compra deve ser o mais fácil, simples e agradável possível, sendo que os clientes esperam que o seu percurso seja transferido com facilidade entre os pontos de contacto digitais e físicos. Os elementos mais críticos e comuns nas lojas físicas incluem longas filas na caixa, produtos sem stock, dificuldade em localizar artigos, falta de ajuda e informação sobre o produto. Estas inconveniências não afetam os clientes quando estes compram online. Assim, as conveniências digitais aumentam as expectativas do cliente em todos os pontos de contacto. O crescimento do comércio eletrónico no último ano pode abalar a importância das lojas físicas, por isso, é fundamental que essas conveniências se tornem inerentes também ao retalho físico. Uma pesquisa revelou que os clientes desejam uma experiência de compra personalizada numa loja física, semelhante ao seu percurso online. Neste contexto, podemos descrever cinco melhorias de uma smart store às quais os comerciantes podem recorrer para melhorar a experiência de compra.

1. Pagamentos em loja com maior fluidez: esperar em filas de pagamento é frustrante e uma maneira de evitar este sentimento é através de transações sem atrito. Nos setores de mercearia e conveniência, soluções como a Amazon Go e Amazon Dash Cart permitem aos clientes selecionar produtos e sair. Empresas como a Exxon Mobil e a Nike também adotaram soluções em que os clientes podem usar a aplicação ou a funcionalidade de reconhecimento de voz habilitado para a Alexa do carro para pagar o combustível ou o “Instant Checkout”, que possibilita pegar num produto, digitalizar com a aplicação e pagar com os dados do cartão de crédito.

2. Interações personalizadas: com as compras online, um comerciante tem uma visibilidade mais transparente das preferências e comportamentos do cliente, permitindo-lhe recolher dados para selecionar experiências personalizadas. Diversas empresas recorrem a soluções como o Amazon Personalize, que permite oferecer recomendações personalizadas a clientes frequentes para aumentar o envolvimento e as taxas de compra de novos produtos e, por último, desenvolver ainda mais a fidelidade do cliente.

3. Assistência de compras: muitos clientes compram em lojas físicas pela interação que podem obter. Contudo, pode ser um desafio, especialmente nos períodos de maior afluência. Através de recursos como a AWS Smart Store, um cliente pode usar o telemóvel ara ler um código de barras ou código QR e ver imediatamente as informações do produto, como materiais ou ingredientes e alergénios, detalhes de origem, localização do produto, disponibilidade de stock, preços e recomendações para produtos relacionados. Tecnologias de voz, como o assistente virtual Alexa, também são úteis para que as pessoas possam saber todas as informações e obter recomendações de conjugação de artigos.

4. Exploração de produtos no retalho virtual: os comerciantes online têm acelerado o uso da realidade aumentada, sobretudo quando a pandemia limitou as compras em loja. Os comerciantes podem utilizar recursos virtuais de produtos, nomeadamente a Prova Virtual, recurso extremamente útil quando um determinado produto que o cliente deseja não está disponível na loja; Design e dimensão, instrumento perfeito para mobiliário, uma vez que os clientes podem usar a realidade virtual para visualizar, antes de comprar, de que maneira os móveis ou outros itens de decoração irão ficar nas suas casas; Produtos de teste, pois os clientes podem testar itens sem ter realmente de aplicar os produtos. Neste caso, a Perfect Corp é um bom exemplo, pois criou uma plataforma de balcões de beleza virtuais, permitindo que os clientes experimentem facilmente muitos produtos sem terem de recorrer a uma amostra comum; Previsão de receitas e refeições, ideal para supermercados e lojas de alimentos específicos, este recurso permite visualizar produtos individuais como parte de uma refeição ou prato completo.

5 . Tecnologias de saúde e segurança: de forma a proteger a saúde e a segurança dos clientes, existem soluções de visão computacional, robótica e tecnologias digitais de ponta, assim, os comerciantes podem ter uma perspetiva em tempo real do tráfego e densidade de clientes, de forma a detetar superlotação, garantindo o respetivo distanciamento social, permitindo que as pessoas possam facilmente andar pela loja num dia mais movimentado. Por sua vez, os responsáveis podem gerir os riscos de segurança, como a queda de produtos de grande dimensão que bloqueiam a visibilidade, antes que os acidentes ocorram. O ponto de partida de um comerciante vai determinar o processo da transformação de uma smart store. À medida que os comerciantes eliminam estes pontos críticos, e elevam a experiência do cliente na loja, vão poder alcançar os benefícios de clientes mais felizes, maior lealdade e aumento nas vendas.

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