FMCG Homepage Newsletter

ANID apela ao executivo para comparticipação a 100% de todas as fórmulas destinadas a crianças alérgicas às proteínas do leite

Por a 16 de Junho de 2021 as 12:20

Pedro QueirozA Associação Nacional da Indústria de Alimentação Infantil e Nutrição Entérica e Parentérica (ANID) está a apelar ao Governo para que sejam comparticipadas a 100% todas as fórmulas destinadas à alimentação de bebés e crianças com alergias às proteínas do leite de vaca.

A ANID lembra que, em março de 2020, houve uma recomendação da Assembleia da República ao Governo para a alteração da portaria que define o modelo de comparticipação, no sentido de este passar a abranger todos os níveis de severidade deste tipo de alergia alimentar.

“É muito importante efetivar-se esta resolução, dada a função que estes alimentos desempenham na promoção do crescimento e desenvolvimento neurocognitivo, na saúde e bem-estar dos bebés e crianças e, das respetivas famílias. Acresce o facto de que, tratando-se de uma questão de alimentação, é essencial garantir o acesso a soluções adaptadas a todos os níveis patologia, com equidade entre os diferentes tipos de pacientes, sem custos e sem sobrecarregar os orçamentos familiares”, realça Pedro Queiroz, secretário-geral da ANID, citado em comunicado de imprensa.

O regime em vigor prevê a comparticipação destas fórmulas a 10% das crianças e bebés que sofrem de forma mais gravosa este tipo de alergia e cujos produtos tenham prescrição médica.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *