Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Medway espera ter terminal do Lousado operacional em 2022 depois de receber aval da Agência Portuguesa do Ambiente

Por a 20 de Maio de 2021 as 12:28

Lousado---Imagem-TopoA Medway espera ter o terminal de Lousado operacional a partir em 2022, depois de receber o aval da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, que emitiu uma Declaração de Impacte Ambiental favorável ao projeto. A empresa espera agora a autorização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão  para dar início aos trabalhos de construção.

O projeto, anunciado em 2019, esteve parado à espera do aval da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo, entretanto, recebido várias melhorias, o que elevou o total do investimento para 63 milhões de euros.

“Estamos esperançados em poder começar as obras no início do terceiro trimestre, para podermos ter o terminal operacional em 2022. Este projeto é de extrema importância, quer para a Medway, quer para a região, pois, quando estiver concluído, permitirá aumentar a competitividade da mesma e do transporte ferroviário, potenciando, assim, novos investimentos para a região a norte do Douro e para o concelho de Famalicão”, afirma Carlos Vasconcelos, presidente da Medway, citado em comunicado.

“Esperamos, no entanto, que a recente decisão de encerramento do Complexo Ferroviário da Bobadela, cujos impactos estamos a avaliar, não venha a comprometer este projeto”, acrescenta.

O terminal, que terá uma área de 220 mil metros quadrados e capacidade para 11.000 TEU, conta com quatro linhas de 750 metros. O projeto inclui ainda uma ligação para contentores refrigerados, área reservada para mercadoria perigosa, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas.

O terminal terá ligação direta, através da linha do Minho. Em 2019, Carlos Vasconcelos, citado pelo Negócios, referia que o projeto vai “vai colocar Vila Nova de Famalicão no mapa portuário nacional”, com a ligação a Leixões e a Sines.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *