Homepage Logística Newsletter

Londres é a localização logística mais cara do mundo. Lisboa ocupa o 174º lugar do ranking

Por a 20 de Maio de 2021 as 18:05

Armazém Água MonchiqueLondres é a localização logística mais cara do mundo. Lisboa ocupa o 174º lugar do ranking, segundo a edição de 2021 do estudo “Global Logistics Outlook 2021” da Cushman & Wakefield (C&W) que analisa as tendências do setor logístico a nível mundial e ordena 250 localizações mais caras de logística em todo o mundo.

A nova edição do ranking coloca Londres como a localização logística mais cara do mundo com rendas anuais de 225 euros/m2, seguida de Hong Kong com 180 euros/m2 e São Francisco com 165 euros/m2.

Em Portugal, o setor de industrial & logística tem vindo a crescer à boleia do aumento do comércio online contribuindo para uma maior procura de espaços adaptados a este tipo de operação. Em termos de ocupação, durante o ano passado foram transacionados 335.300 m², mais do que duplicando o volume registado em 2019. O primeiro trimestre atingiu uma absorção de 102.200 m², um crescimento homólogo perto dos 50%, segundo o estudo.

“Face à maior procura latente, associada a uma escassez de oferta de qualidade, verifica-se também um aumento da reabilitação de imóveis existentes, por forma a dar resposta aos critérios de ocupação atuais, assim como o desenvolvimento de novos projetos, com destaque para a promoção especulativa. Consequentemente, antecipa-se que se venha a reverter a tendência histórica de ocupação própria, dando resposta à atual procura elevada por parte dos investidores imobiliários”, comenta Andreia Almeida, associate director, diretora de Research & Insight da Cushman & Wakefield.

Neste contexto, as rendas prime para espaços de logística, atualmente nos €48/m²/ano em Lisboa e €46/m² no Porto, e respetivamente na 174ª e 184ª posição do ranking global, poderão observar um aumento gradual ao longo nos próximos anos, prevê a consultora imobiliária.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *