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Grupo DIA reduz em 55% as perdas no primeiro trimestre de 2021

Por a 13 de Maio de 2021 as 15:56

grupo DIAO grupo DIA concluiu o primeiro trimestre de 2021 com um prejuízo de 63,8 milhões de euros, reduzindo as perdas em 55% face aos 142,6 milhões de euros negativos registados em igual período de 2020.

Este resultado fica a dever-se à “melhoria do EBITDA ajustado e à eficaz gestão do risco do tipo de câmbio”, refere o grupo, em comunicado. O dono do Minipreço registou um EBITDA ajustado 7,1 milhões de euros, “situando-se nos 0,5% em percentagem das vendas líquidas”.

 

“A melhoria na margem bruta e no EBITDA ajustado são exemplo do contínuo impacto positivo das melhorias operativas e comerciais levadas a cabo e que estão centradas em desenvolver vínculos a longo prazo com todos os grupos de interesse, especialmente com os nossos clientes”, assinala Stephan DuCharme, presidente executivo do DIA.

Quanto às vendas líquidas, estas atingiram 1.571,6 milhões de euros, um recuo de 7,3% face a igual período de 2020, tendo as vendas comparáveis descido 0,4%. O grupo justifica este desempenho com a desvalorização do real brasileiro, em 26%, e do peso argentino, em 36%. “Os resultados em moeda local estão sólidos, com um aumento das vendas líquidas do grupo em 2,3% em euros constantes, apesar da redução de 6,2% no número de lojas”, pode ler-se no mesmo documento.
“A extraordinária procura que os distribuidores de alimentação registaram durante todos os meses de confinamento em 2020 vai ter impacto nos resultados comparativos em termos interanuais durante 2021, pelo que nos mantemos prudentes perante o ambiente que está por chegar”, explica DuCharme.

No mercado português, a companhia fechou o primeiro trimestre do ano com vendas líquidas de 150 milhões de euros, um ligeiro aumento de 0,7% em relação aos primeiros três meses de 2019, tendo o EBITDA ajustado registado 2,3 milhões de euros. No primeiro trimestre de 2020, o EBIDTA do grupo atingiu 800 mil euros em Portugal.

Em Espanha, as vendas líquidas caíram 1,5% para 1.044,5 milhões de euros. O EBITDA ajustado foi de 9,9 milhões de euros, valor que compara com os 1,8 milhões euros dos primeiros três meses de 2020.

As vendas líquidas no Brasil recuaram 28,5% para 179,7 milhões de euros, tendo a operação registado um EBITDA ajustado negativo de 8 milhões de euros. “As vendas líquidas desceram 4,1% em moeda local em termos interanuais devido à diminuição de 124,2% no número de lojas após o encerramento estratégico de localizações não rentáveis. As vendas comparáveis resistem no trimestre”, explica o grupo no mesmo documento.

 

Já na Argentina, as vendas líquidas diminuíram 16,3% para 197,4 milhões de euros, tendo o EBITDA ajustado sido de 2,9 milhões de euros. “As vendas líquidas aumentaram 27,2% em moeda local, graças à melhoria dos resultados operativos num ambiente macroeconómico complicado”, lê-se ainda no comunicado.

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