Economia Homepage Newsletter

Taxa de inflação sobe 0.6% em abril

Por a 12 de Maio de 2021 as 12:30

retalhoA taxa de inflação subiu 0,6% em abril deste ano, comparando com o mesmo período de 2020, uma taxa superior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) face a março, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo INE.

“Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa é superior em 0,1 p.p. à estimativa rápida divulgada a 30 de abril”, refere o documento do INE.

De acordo com os dados do INE, o indicador de inflação subjacente – que se refere ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos – registou um crescimento homólogo de 0,1%, taxa idêntica à de março de 2021.

No que diz respeito ao agregado relativo aos produtos energéticos, o gabinete de estatística português indica que este apresentou uma taxa de 8,1%. O índice referente aos produtos alimentares não transformados registou um recuo homólogo de 1,1%, tendo em março sido de 1,3%. “Esta redução reflete essencialmente um efeito de base associado ao forte aumento dos preços dos produtos alimentares não transformados verificado em abril de 2020”, indica o INE.

Fazendo uma análise por classes de despesa, o INE destaca o crescimento das taxas de variação homóloga de vestuário e calçado, da habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis e das bebidas alcoólicas e tabaco, com variações de 2,9%, 1,3% e 1,3%, respetivamente.

É assinalada, em sentido oposto, a descida da taxa de variação homóloga dos restaurantes e hotéis, dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas e do lazer, recreação e cultura, com variações de -3,2%, -0,8% e -0,3%, respetivamente.
A variação mensal do IPC foi de 0,4% em abril, tendo sido de 1,4% em março.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *