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FMCG cresceu 10% em todo o mundo em 2020

Por a 21 de Abril de 2021 as 11:28

retalhoA pandemia beneficiou, e de que maneira, as vendas do setor de FMCG em 2020. A nível mundial, as vendas cresceram 10% uma marca sem precedentes, muito mais notória, se se tiver em consideração que o crescimento, em 2019 foi de 2,5%, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela Kantar.

“2020 foi um ano transformador para o FMCG. Quando fizemos as nossas previsões em 2019, antes de existir Covid-19, esperávamos o crescimento do FMCG perto dos 2.5%”, afirma Stéphane Roger, global retail & shopper director na Kantar, Worldpanel Division.

O estudo mostra outros dados que ajudam a explicar esta subida de dois dígitos, sendo o comportamento mais evidente o aumento de refeições feitas em casa, com a compra de comida a aumentar 11,4%.

Tendo estado durante boa parte do ano em suas casas e querendo reforçar a sua segurança, os consumidores aumentaram o consumo de produtos de cuidado do lar, tendo as suas vendas aumentado 9,8%. Por outro lado, tomando em linha de conta as recomendações das autoridades sanitárias, as pessoas passaram a lavar as mãos com mais frequência, o que levou um crescimento das vendas dos produtos de lavagens de mãos e do corpo de 6% para 16%.

A diminuição da interação social teve, por outro lado, um efeito de estabilidade nas vendas dos produtos de saúde e beleza (+0,1%)

“Desde o açambarcamento para fazer stock no primeiro trimestre, passando pela transferência do consumo fora de casa para dentro de casa e a falta de interação social, os impactos foram sentidos em todas as regiões, países, canais, setores e categorias. Este contexto demonstrou a importância de adaptação ao desconhecido, para encontrar novas oportunidades de crescimento. Embora o FMCG tenha beneficiado da pandemia, nenhum crescimento é constante para sempre, destacando a importância de compreender a evolução das tendências e comportamentos do consumidor e adaptar-se a eles”, explica o responsável.
Em crescimento estiveram as vendas online, que registaram uma subida de 45,5%. O comércio eletrónico atingiu o patamar de 6,5% do total das vendas de mercearias de todo o mundo.

Os EUA foi o mercado que mais cresceu (14%). Na segunda posição surge a Europa Ocidental (11.2%), seguida pela América Latina (10.1%), a Europa Oriental (6.6%) e a Ásia (3.1%)

Quanto a categorias, bebidas, laticínios e alimentação, que representaram 74% do valor do FMCG em 2019, cresceram 8.6%, 10.3% e 11.4%, respetivamente. Assim, o consumo fora de casa foi transferido para dentro de casa, durante um bom período de 2020.

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