Homepage Logística Newsletter

Portos de Portugal continental arrancam o ano com ligeira diminuição do volume de carga

Por a 29 de Março de 2021 as 11:15

Porto-de-SinesOs portos de Portugal continental registaram um volume total de carga de 7,47 milhões de toneladas em janeiro, um recuo de 0,2% face a igual mês de 2020, correspondendo a uma quebra de 15,9 mil toneladas, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

“Esta quebras são explicadas maioritariamente pelo confronto da Carga Contentorizada com um registo positivo traduzido por um acréscimo de +546,4 mil toneladas, correspondente a +22,3%, e do Petróleo Bruto, com um registo negativo traduzido por um decréscimo de -574,5 mil toneladas, correspondente a -40,3%. Quanto aos restantes mercados, o impacto não foi tão significativo, destacando-se os Produtos Petrolíferos que registaram um decréscimo de -142,9 mil toneladas (-8,3%)”, refere a entidade em comunicado.

Em linha descendente estiveram os mercados de carvão, do petróleo bruto e dos produtos petrolíferos, totalizando um recuo de 23%. Em trajetória de subida estiveram os mercados de Carga Geral, registando uma subida de 18,8%.

Entre os portos que tiveram um desempenho positivo nos mercados de cargas encontram-se Aveiro, Setúbal, Faro e Sines. O porto de Sines esteve em destaque, tendo o movimento crescido 11,9%. “Os portos de Aveiro e de Setúbal também merecem o devido destaque, uma vez que o primeiro regista a melhor marca de sempre observada nos meses de janeiro, excedendo o volume homólogo de 2020 em +67,9 mt (+14,2%), e o segundo que observa um acréscimo de +54,9 mt (+12,4%)”, salienta o mesmo documento.

Sines continua na liderança com uma quota de 56,7%, estando o porto de Leixões na segunda posição com 16,5%, com o porto de Lisboa logo atrás com 10,5%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *