Investimento da Sonae para 2021 mantém-se em linha com o ano passado e com reforço da componente digital
A Sonae vai manter este ano um nível de investimento semelhante ao efetuado em 2020, que se cifrou nos 502 milhões de euros, tendo 264 milhões de euros sido canalizados para a vertente operacional da companhia.
“Temos vários tipos de investimento. Vamos continuar a fazer investimentos operacionais em linha com aquilo que temos feito”, referiu João Dolores, CFO da Sonae, durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados de 2020, realizada na manhã desta quinta-feira.
Acrescentou, por outro lado, que o investimento vai ser mais direcionado para a componente digital, que no ano passado foi bastante significativo.
Analisando a concorrência de plataformas internacionais, como a Amazon, que considera fortíssima, Cláudia Azevedo, CEO da companhia, acrescentou que, sem os investimentos na digitalização, as “coisas teriam sido muito mais difíceis”, no que diz respeito à concorrência das grandes plataformas de comércio online.
Ao nível de investimentos financeiros, João Dolores adiantou que a Sonae “vai estar atenta às oportunidades”. “Se forem boas, vamos capturá-las”, acrescentou.
Apesar de haver um aumento na componente digital, o investimento no retalho alimentar vai continuar a ser aplicado nos mesmos moldes que em 2020. “A Sonae MC tem um plano de expansão para formatos de proximidade. Vamos continuar a abrir lojas ao mesmo ritmo que no ano passado, entre 15 a 20 lojas do Continente Bom Dia”, adiantou João Dolores.
A Sonae MC reportou um volume de negócios de 5.153 milhões de euros, um crescimento de 9,6% face a 2019.