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Fileira do café aumenta exportações para 86 milhões de euros em 2020

Por a 16 de Março de 2021 as 14:29

 

caféEm ano de pandemia, as empresas portuguesas produtoras de café conseguiram aumentar as exportações em cerca de dois milhões de euros. Em 2020, as exportações desta bebida alcançaram 86,2 milhões de euros, valor que compara com os 84,1 milhões de euros alcançados em 2019, de acordo com dados partilhados esta terça-feira pela associação do setor, a Associação Industrial e Comercial do Café  (AICC).

A indústria portuguesa torrefatora representou, em 2020, um volume de negócios  de cerca de 800 milhões de euros, incluindo o mercado interno e as exportações, num contexto em que o consumo interno desceu devido às restrições impostas para controlar a Covid-19.

A associação traçou para este ano um plano de reforço do posicionamento do café português em mercados estrangeiros consolidados, mas também quer investir na abordagem a novos mercados, como o Reino Unido e o Canadá. A AICC  vai realizar este ano ações de charme naqueles dois países, assim como uma missão inversa de compradores por altura da realização do Lisbon Coffee Fest, o maior evento do setor realizado em Portugal, previsto para outubro de 2021 ou março de 2022, consoante a evolução da pandemia.

“A escolha dos mercados do Reino Unido e Canadá prende-se com o facto de já terem, com Portugal, ligações consistentes de transações e acordos comerciais e serem vistos como potenciais parceiros para alavancar as exportações do setor”, comenta Cláudia Pimentel, secretária-geral da AICC, citada em comunicado de imprensa.

“Atendendo ao potencial de exportação, à abertura à internacionalização e à capacidade de inovação de muitas empresas da fileira do café, a AICC criou a marca ‘Portuguese Coffee, a blend of stories’, em 2017, e lançou agora uma nova campanha de internacionalização. O objetivo é prover, difundir e aumentar a notoriedade do café português como um café de alta qualidade, diferenciado com um conjunto de características únicas e uma cultura própria, assim como apoiar as empresas nacionais e as suas marcas no sentido de serem reconhecidas nos diferentes mercados internacionais pelo seu notável produto e processo de torrefação”, acrescenta.

 

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