Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção preocupada com redução de exportações em janeiro

Por a 12 de Março de 2021 as 16:12

fashion-1031469_640As exportações de vestuário atingiram 235,4 milhões de euros em janeiro de 2021, uma redução de 45,7 milhões em relação a igual mês do ano anterior, revelam dados do Intitulo Nacional de Estatística (INE).

Números que deixam os responsáveis da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, ANIVEC, preocupados. “Os números do INE para o primeiro mês do ano revelam uma redução de 16,3% nas vendas de vestuário ao exterior em comparação com o mesmo mês do ano passado. A queda assume uma maior gravidade no vestuário em tecido, com -36% em exportações em janeiro”, adianta a entidade, em comunicado enviado às redações.

“O início do ano está a revelar-se muito difícil para a indústria de vestuário, em particular para os produtores de vestuário de tecido”, realça César Araújo, presidente da ANIVEC.

O responsável entende que o confinamento tem vindo a afetar o setor, sobretudo por diminuir as situações de socialização em contextos mais formais. O vestuário de tecido é sobretudo usado em contextos mais formais, como no local de trabalho, e em contextos sociais e de festa. Os confinamentos um pouco por toda a Europa, o encerramento dos pontos de venda e a adoção generalizada do teletrabalho levaram os consumidores a reduzirem, ou até mesmo anularem, as compras deste tipo de vestuário e isso está a ter um impacto fortíssimo na atividade das empresas do sector, que se veem sem encomendas e sem clientes”, acrescenta.

A situação agrava-se por o principal mercado de exportação, a Espanha, ser o país com a maior quebra em termos relativos. É o país com maior queda relativa (-28,4%) e absoluta (-26,3 milhões de euros) nas exportações, tendo comprado, em janeiro de 2021, menos de metade (-56,8%) do vestuário em tecido que comprou no mesmo mês do ano passado”, realça o comunicado.

Ainda assim, as quedas são transversais aos 12 principais mercados, “que em conjunto representam 94% de todas as exportações portuguesas de vestuário, com exceção da Dinamarca (+23%) e dos Países Baixos (+3,4%)”, conclui o documento.
As importações, por seu turno, também caíram  tendo atingido 119, 5 milhões de euros em janeiro de 2021, valor que compara com os 213,4 milhões de euros registados em 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *