Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Governo anuncia plano lento de reabertura do comércio. Lojas de centros comerciais abrem a partir de 19 de abril

Por a 11 de Março de 2021 as 23:37

centro comercialA reabertura do comércio vai ser gradual e lenta, ficando marcada por um período mais longo em relação ao ano passado, de acordo com o plano de desconfinamento apresentado, nesta quinta-feira, pelo primeiro-ministro António Costa, após reunião do Conselho de Ministros.

O plano prevê, a partir de 15 de março, o reinício da atividade de estabelecimentos de bens não essenciais para entrega ao domicílio ou disponibilização de bens à porta do estabelecimento, ao postigo ou através de serviços de recolha de produtos adquiridos previamente por via dos serviços click and collect.

As atividades que poderão abrir, a partir da mesma data, estão ligadas ao setor da beleza, nomeadamente salões de cabeleireiros, manicures e similares, mediante marcação prévia. As feiras e mercados que não estejam apenas ligados à venda de produtos alimentares também poderão ser realizadas, desde que com permissão do presidente da Câmara.

A abertura de estabelecimentos de comércio de livros e suportes musicais será também permitida a partir da mesma data. Já na área da restauração, os estabelecimentos poderão passar a vender bebidas. A venda de bebidas alcoólicas é proibida nos super hipermercados e em take-away a partir das 20h, medida que vigora até às 06h.

Por outro lado, as atividades de comércio a retalho não alimentar encerrarão às 21h durante os dias úteis e às 13h00 aos sábados domingos e feriados. Já os estabelecimentos da grande distribuição poderão estar abertos até às 21h nos dias úteis e até às 19h aos sábados domingos e feriados.

Na fase seguinte, a partir de 5 de abril, poderão ser abertas as lojas até 200 metros quadrados, podendo também as esplanadas estar abertas.

Só a partir de 19 de abril as lojas dos centros comerciais, que não de serviços essenciais, terão luz verde para abrir, podendo os restaurantes abrir portas com um máximo de 4 pessoas em cada mesa, no seu interior, e de seis em esplanada.

Restaurantes, cafés e pastelarias passarão a funcionar sem limite de horários a partir de 3 de maio.

Está proibida a circulação entre concelhos a 20 e 21 de março e no período da Páscoa.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *