O que pode ler na edição impressa de fevereiro do jornal Hipersuper
Na edição impressa de fevereiro, o Hipersuper faz capa com uma entrevista ao diretor geral da Coviran em Portugal, Acácio Santana. O responsável adianta que a cooperativa de distribuição alimentar espanhola registou em 2020, um “saldo muito positivo” no mercado português, com um crescimento “superior a dois dígitos”, resultado que a cadeia de distribuição alimentar atribui, em particular, ao seu modelo de negócio. “Temos um dos modelos mais rentáveis do retalho alimentar de proximidade”, garante o responsável. Na calha para este ano está o lançamento de um canal de vendas online em algumas lojas e um rebranding aos produtos de marca própria
FMCG
“Sucesso dos produtos da Foodiverse levam empresa a querer investir mais em Portugal”
A empresa fez um investimento nos últimos dois anos em várias fábricas na Europa, uma delas fabrica os produtos que entram em Portugal. Uma fábrica em território português é ainda uma incerteza. Certo é que a empresa pretende continuar a crescer mais em Portugal
Beam Park revela estratégia para nova marca de água
A Beam Park – Companhia de Cervejas de Leiria investiu “dezenas de milhares de euros” para lançar uma nova marca de água engarrafada no mercado português. Marca “Penalva de Cima” já conquistou lineares do Intermarché e prepara entrada em novos canais de distribuição
“O essencial foi acreditar no produto”
“O essencial foi acreditar no produto”. A frase de Duarte Froes, fundador da marca portuguesa de “hard seltzers” PHUNK, resume a aventura de produzir a primeira água com álcool da história da indústria nacional
Shaeco quer faturar um milhão de euros em 2022
A Shaeco investiu no ano passado 45 mil euros para lançar uma loja online internacional e um monoproduto: o champô sólido 100% português “One & Done”. Em 2022, prevê atingir o retorno do investimento e faturar um milhão de euros
Consumo de charcutaria e enlatados sofre mudanças em relação ao primeiro confinamento
Apesar de os consumidores estarem mais racionais em relação ao primeiro confinamento, o consumo continuou em subida na grande distribuição neste período de confinamento
Marcas de conservas reforçam investimento em projetos de I&D
Num ano atípico, as marcas de conservas fecham acima da linha de água, beneficiando do aumento do consumo nos lares, mas, sobretudo, do investimento em novos produtos. Inovação é a palavra de ordem da indústria portuguesa
PONTO DE VENDA
Worten Resolve lança novo formato de loja
A marca de assistência técnica da Worten revolucionou a oferta de serviços para dar resposta às exigências da pandemia: aumentou a assistência remota, lançou a reparação no domicilio, criou um novo formato de loja e pretende aventurar-se nos serviços por subscrição
Brands&Ninjas pretende melhorar posicionamento dos produtos no ponto de venda
Depois de uma fase de testagem do conceito, a start-up está a trabalhar com marcas de fabricante e um retalhista para analisar as campanhas em ponto de venda
Biano em busca de acelerar comércio online no setor de mobiliário e decoração
O marketplace entrou recentemente em Portugal e já conta com lojas online da JOM, Sítio da Magia, Vida XL, Beliani e Tescoma
LOGISTÍCA
Absorção de espaços logísticos cai 13% em Lisboa
A escassez de armazéns disponíveis para ocupação refletiu-se numa quebra anual de 13% na absorção de espaços de logística em Lisboa. As perspetivas para este ano são mais animadoras. “Verificou-se por todo o país o arranque de projetos para ocupação própria e de pré-arrendamento. O setor está efetivamente a mexer”, retrata Cristina Arouca, diretora da CBRE
ESPECIAL
Venda de arroz cai cerca de 50% no canal Horeca com crescimento a dois dígitos no canal alimentar
Empresas estão a apostar em novos segmentos para crescer em valor
Grande distribuição serve de almofada às quebras de vendas de massas no canal Horeca
As vendas de massas cresceram a dois digítos na grande distribuição. No canal Horeca, as quebras rondaram os 50%
Produtores de café apostam em ecommerce para compensar perdas no canal Horeca
As empresas expostas ao canal Horeca tiveram um ano difícil, apostando forte em todos os restantes canais de venda, onde registaram crescimento
Infusão fazem subir categoria de chá
O crescimento do valor total do mercado de infusões puxou pela categoria
Pandemia faz aumentar procura por novas soluções de segurança no retalho
Algumas empresas sofrem o impacto do encerramento do retalho especializado. Outras, mais dirigidas para a distribuição moderna, conseguiram manter o seu desempenho. Soluções de contagem de entrada e saída de pessoas foram as mais procuradas
ENTREVISTA
“As vendas de bens de consumo rápido tiveram uma variação atípica”
Os pontos de venda da Repsol forma reconhecidos com vários prémios. Em entrevista ao Hipersuper, Rui Aires, responsável pelos negócios das estações de serviço da empresa, garante que o foco da marca é cada vez mais o cliente
“A nossa aposta de crescimento está nas produções alternativas às gaiolas”
A Companhia Avícola do Centro (CAC) tem em curso um investimento de seis milhões de euros para ampliar o principal centro de embalamento e instalar uma nova linha de embalamento com capacidade para mais 120 mil ovos por hora
DATA CENTER
“Que chegue rápido o verão”
Artigo sobre a evolução do retalho de moda e perspetivas para 2021, assinado por Marine Santos (Kantar)
OPINIÃO
“A importância da relação entre fornecedor e retalhista”, de Robertus Lombert (IPLC)
“Algumas das principais tendências de retalho para 2021”, de Margarida Monteiro (Michael Page)
“Novo ano com inovação”, de David Pérez del Pino (Checkpoint)
“Cloud Analytics – analytics 4 everyone and everything”, de Luís Graça (SAS)
“Transações digitais: o futuro, hoje”, de Sara Monte e Freitas (Expense Reduction Analysts)