Portugueses gastam em janeiro 792 milhões de euros em compras no retalho alimentar
Os portugueses gastaram 792 milhões de euros em compras de supermercado em janeiro deste ano, um crescimento de 12,3% face ao período homólogo do ano passado, segundo dados da NielsenIQ. No total de 2020, os gastos foram de 10.352 milhões de euros, mais 7,4% face a 2019.
Em resultado do confinamento, os consumidores portugueses gastaram mais 87 milhões de euros em relação a janeiro de 2019, período antes de serem detetados os primeiros casos da Covid-19 em Portugal.
Analisando por categoria de produtos, os congelados foram os que registaram maior subida (23%), seguidos pelas bebidas alcoólicas (17%), mercearia (16%), higiene do lar (8%), lacticínios (7%), bebidas não alcoólicas (7%) e higiene pessoal (1%).
Por canais de consumo, os hipermercados representam 23,8% do total de 792 milhões de euros, enquanto os grandes supermercados têm uma fatia de 37,1%. Os pequenos supermercados têm uma parcela de 27,9%. Já os livres serviços atingem 11,3%.
A maior subida de consumo em janeiro, na comparação homóloga, ocorreu nos grandes supermercados (21,7%), seguidos pelos livres serviços (15,4%), hipermercados (10,3%) e pequenos supermercados (2,1%). Todos os canais subiram a quota, com exceção dos pequenos supermercados.
Por outro lado, as marcas da distribuição registaram em janeiro uma quota em valor de 37%, mais 0,9 pontos percentuais em relação ao período homólogo de 2020.